Icon A5: pequeno, bonito e seguro. (Fonte da imagem: Divulgaçã/Icon Aircraft)

Fabricado pela Icon Aircraft, o Icon A5 tem cara de helicóptero, apresenta um design ultramoderno, seu painel se assemelha ao de um carro comum e ele cabe até mesmo na sua garagem. O avião tem asas dobráveis e pode até mesmo ser rebocado facilmente de um lugar para outro, além de ser “anfíbio”, ou seja, ele está preparado para pousar tanto em água quanto em terra firme.

Suas belas características, entretanto, não ficam apenas no excelente apelo visual que possui, mas também na questão da segurança. Conforme publicado na Wired na última semana, o Icon A5 é um monomotor preparado para evitar problemas durante o voo, como spins (quando o avião entra em rotação desenfreada), tendo recebido, inclusive, um selo de aprovação “Spin-Resistance”, garantindo sua eficácia para evitar esse tipo de acidente.

Essa segurança é possibilitada por seu design, o qual ajuda a evitar que o avião atinja um ângulo muito grande em relação ao vento, o que causaria um stall e, muito provavelmente, um spin. Segundo a publicação, um piloto experiente necessitaria de pelo menos 500 pés (cerca de 150 metros) de altura  para recuperar a estabilidade da aeronave.

O Icon A5 pode ser adquirido por US$ 139 mil (aproximadamente R$ 240 mil) e mais informações sobre a aeronave pessoal podem ser encontradas em sua página oficial.