Veja como é pousar um avião no aeroporto mais assustador da Europa [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Veja como é pousar um avião no aeroporto mais assustador da Europa [vídeo]

Você tem medo de voar de avião? Então é melhor não ver o vídeo mostrado logo acima. No registro, trazido pelo site RT News, temos a chance de conferir como é o desafiador pouso de aviões feito no aeroporto Funchal, em Madeira, Portugal, considerado por muitos pilotos como o “aeroporto mais assustador da Europa”.

Não é preciso muito para que o motivo para o título fique bem claro. O lugar é aparentemente tomado por fortíssimas rajadas de vento, que desestabilizam os aviões drasticamente. Mesmo os melhores pilotos lutam para conseguir posicionar os veículos corretamente na pista; igualmente comum, é claro, são os casos de aviões que precisam levantar voo novamente para tentar mais um pouso, como o vídeo mostra bem.

O fato de a pista do aeroporto ser ridiculamente pequena não ajuda em nada, é claro. Desde sua inauguração, Funchal teve que passar por duas extensões em sua pista – uma em 1977, após um avião colidir durante uma tentativa de pouso, matando 131 pessoas, e outra em 2000. Atualmente, a pista tem 2.781 m, muito mais do que os 1.600 m da pista original.

Se você acha, por fim, que ventanias como essa são algo raro de acontecer – ou mesmo que se trata de algo limitado a esse aeroporto em especial –, saiba que está bastante enganado. Só aqui no TecMundo já fizemos matérias de uma dezena de casos semelhantes, entre pousos com aviões durante tempestades pesadas, outros que fizeram um gigantesco A380 balançar ao vento ou mesmo casos em que foi preciso realizar um pouso enquanto o trem de pouso do veículo estava com defeito.

Você já esteve presente em uma aeronave que foi obrigada a realizar um pouso de emergência? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.