O computador é um dos aparelhos eletrônicos que pode gastar muita energia, algo que, com algumas configurações ou troca de componentes é possível fazer uma grande economia de consumo. Abaixo seguem alguns truques para mudanças que podem ser aplicadas em seu PC.

Ajuste as opções de energia do computador, podendo configurá-lo para entrar em modo de espera quando ficar inativo, acessando “Painel de Controle”, “Sistema e Manutenção” (Vista) ou “Desempenho e Manutenção”, (XP) e “Opções de Energia”. Há três planos de energia, e há uma marcação (por meio de bolinhas) de economia e desempenho em cada uma delas, deixando bem visível o mais econômico.

Alterando as configurações de energia

Nesta guia, em “Alterar configurações de energia” é possível ajustar tempo para desligar o vídeo e para suspender atividade do computador. Selecionando “Alterar configurações de energia avançadas”, é possível regular as configurações de energia para itens como o comportamento do processador, monitor, portas USB etc. Porém para esta última configuração é recomendada certa cautela pois pode causar travamentos.

Você pode desativar periféricos que não estejam em uso, pois se ele está ocioso não é necessário mantê-lo ativo (por exemplo uma impressora, scanner, HD externo, etc.) Desativar esses equipamentos é um procedimento que também ajuda a poupar energia.

Se você vai montar ou comprar um novo computador, escolha um que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction) ativo em detrimento de uma genérica, pois ela desperdiça menos energia (uma menor quantidade da energia é convertida em calor, tendo um maior aproveitamento). E, ainda no caso de compra, lembre-se que notebooks consomem menos energia do que os computadores de mesa.

Outra dica, no caso de aquisição de um novo equipamento é preferir monitores LCD ao invés dos CRTs, pois eles são mais econômicos e menos prejudiciais a visão. E quando o assunto é monitor, sempre cabe lembrar que os protetores de tela comuns não reduzem o consumo de energia, eles servem apenas para evitar o desgaste na tela dos monitores do tipo CRT.

Economizar energia é algo importante.

Cupons de desconto TecMundo: