O último sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, ficou conhecido pelas profundas modificações, principalmente em termos gráficos. Desde seu lançamento internacional oficial, em janeiro de 2007, o Windows Vista foi distribuído em diferentes edições, cada uma indicada para um tipo de usuário.

Para computadores pessoais, há seis edições diferentes: Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. Cada uma delas tem recursos e possibilidades destinados a funções específicas. Veja as diferenças entre cada uma delas.

A simplicidade da edição Starter.Windows Vista Starter

Esta edição foi pensada para diminuir o número de cópias ilegais do Windows. Ela é vendida somente nos países com mercado considerado emergente, como México, Índia, Paquistão, Tailândia, China, Indonésia, Filipinas e Brasil.

Para diminuir o custo de aquisição deste sistema, há muitas limitações. Por exemplo, só é possível executar três aplicativos em uma interface simultaneamente, não sendo permitidas conexões de rede. Por outro lado, esta edição tem papéis de paredes exclusivos.

Duas edições para usuários domésticos.Windows Vista Home Basic

Esta edição destina-se aos usuários que não utilizam recursos avançados de mídia. Ela não apresenta o tema Windows Aero (porém suporta o efeito de vidro). Esta edição inclui o Windows Firewall, Centro de Segurança, Windows Movie Maker, Windows Photo Gallery, além de controles para pais.

Windows Vista Home Premium

Esta edição tem todos os recursos do Home Basic, além de ferramentas mais avançadas, como suporte à televisão digital, criação de DVDs, jogos, suporte para sistemas móveis, tablets, projetores, touchscreens e displays auxiliares.

Esta versão ainda suporta 10 conexões de rede e um processador físico.

A versão para negócios do Windows Vista.Windows Vista Business

Como o nome sugere, esta edição é destinada ao mercado de negócios. Ela tem o tema padrão do Windows Vista e inclui todos os serviços da versão Home Basic (menos o controle de pais).

Como diferenciais, o Vista Business tem o servidor IIS, suporte a fax, serviços de gerenciamento de direitos de documentos e arquivos, criptografia de arquivos de sistema, suporte off-line, versão completa do Remote Desktop e muitos outros recursos típicos de um escritório.

Windows Vista Enterprise

Esta versão é destinada para empreendedores. Logo, ela tem, além dos recursos do Vista Business, recursos adicionais como pacotes de idiomas para interface, criptografia de drives e suporte a aplicativos UNIX.

Esta edição não está disponível no varejo, sendo distribuída somente através do Microsoft Software Assurance.

Windows Vista Ultimate

Esta edição combina todos os recursos das edições Home Premium e Business, além de extras exclusivos. Uma segunda edição, limitada e que contém a assinatura de Bill Gates na caixa do CD, foi desenvolvida e distribuída a partir do ano passado.

Cupons de desconto TecMundo: