Se você usa o computador por várias horas seguidas, já deve ter percebido que com o passar do tempo o computador passa a ficar lento. Isto acontece porque os aplicativos usam a memória RAM livre do computador e não a liberam depois. Depois de um certo tempo a memória fica cheia de informações que não estão mais sendo usadas.

Como resolver este problema?

Existem alguns aplicativos que otimizam a memória RAM do computador, ou seja, liberam o espaço ocupado por informações que não estão mais em uso. Desta forma, o desempenho do computador aumenta e permite a execução de outros programas com maior rapidez. Não há como dizer qual o melhor programa para esta função, pois cada usuário tem uma opinião diferenciada.

O Baixaki selecionou para você os quatro principais aplicativos para dar uma melhorada no desempenho do computador.

MemDefrag 2

Um dos principais aplicativos para otimização do Baixaki, MemDefrag mostra que não brinca em serviço. Apesar de não possuir uma interface bonita, mas seu desempenho compensa. Exibe todas as informações de desempenho da máquina em tempo real, além de gráficos de tráfego e utilização do PC.

RAMses

Acrônimo para RAM Speed & Smart, RAMses é tão eficiente quanto MemDefrag, mas ocupa um pouco mais de espaço em disco. Libera memória automaticamente, possui uma margem de segurança para que, se o computador chegar a um nível crítico de memória ele seja executado automaticamente. Possui barra de desempenho exibindo as informações sobre a memória e o uso da CPU.

Magic Memory Optimizer

Com uma interface muito mais amigável que os demais, Magic Memory Optimizer possui mais opções de configurações, mas seu desempenho deixa muito a desejar, travando várias vezes durante sua execução. Apesar disto, o programa faz o que promete.

MKN MemoryMonitor 2.0

MKN possui bom desempenho.Assim como RAMses, MKN MemoryMonitor permite adicionar uma porcentagem de margem para emergências. Informa todos os dados possíveis de desempenho do computador, exibindo um gráfico dinâmico de uso de memória, no qual as linhas correspondem à memória física presente, memória em uso e Cache do sistema..

Ficam aí estas cinco dicas para você dar uma turbinada no seu computador. Confira também os demais programas na seção de otimização do Baixaki.

Cupons de desconto TecMundo: