Cruise control (controle de cruzeiro) é um sistema de medição de velocidade capaz de manter o carro em um valor estipulado, o que torna viagens longas mais confortáveis para o motorista. Assim o veículo passa a controlar o acelerador e deixa você mais livre para dirigir.

Muitos carros importados ou modelos top de linha contam com o sistema já de fábrica. Em geral os comandos que ativam o controle automático de velocidade ficam no próprio volante e facilitam a direção em todos os sentidos, em especial nas estradas.

Como funciona

Em termos básicos, o cruise control é um sistema eletrônico que mede alguns aspectos do veículo em movimento. Ele monitora o carro a partir de um atuador – componente que realiza movimentos específicos – conectado diretamente ao cabo de aceleração e aumenta ou diminui a velocidade do veículo.

Para ativá-lo, basta chegar à velocidade desejada e clicar no botão referente à função – em geral chamado de Set. Assim o valor será mantido automaticamente pelo sistema. Quando você freia ou pisa na embreagem ele é desligado para evitar acidentes.

Cruise control da BMW.

Na maioria dos carros com cruise control há um botão para retomar a última velocidade memorizada também de forma automática. Muitos contam com botões para aumentar ou reduzir a velocidade gradativamente.

Adaptive Cruise Control

Já está em aplicação um novo modelo de “piloto automático” para automóveis. Intitulado de adaptive cruise control (controle de cruzeiro adaptativo), além de medir a velocidade do carro ele também mantém uma distância estipulada do veículo à frente.

Ao programá-lo, o computador faz os cálculos necessários para que o carro fique a uma distância segura dos automóveis à frente. Com um sensor especial de distância, o sistema mede os valores, não deixa o seu carro se aproximar e faz uso do freio caso seja necessário.

Alguns modelos de veículos – como o novo Ford Taurus – alertam o motorista caso a diferença de velocidade entre seu carro e o objeto à frente seja muito grande. Automaticamente o computador do sistema aperta os cintos e torna os freios mais fortes até que o perigo passe.

O radar utilizado pelo novo padrão visualiza bem veículos a até 150 metros de distância e opera em velocidades de 30 Km/h até 180 Km/h. O adaptive cruise control é mais uma prova de que o futuro da tecnologia automotiva é ajudar o motorista em situações de risco. O vídeo abaixo mostra o teste real do produto: