Prévia do Office Online: descubra como acessar o pacote de escritório online da Microsoft

4 min de leitura
Imagem de: Prévia do Office Online: descubra como acessar o pacote de escritório online da Microsoft

É preciso admitir que vivemos em um ritmo no qual boa parte da nossa vida pessoal, profissional e acadêmica está online. Com isso, as necessidades de ter acesso aos documentos que nos são importantes acabam atingindo os primeiros lugares em termos de urgência. Pode ser um trabalho de faculdade, uma planilha do escritório ou até mesmo uma apresentação com as fotos de uma viagem com os amigos – tudo tem a tendência de estar online.

Foi pensando nisso que a Microsoft desenvolveu, primeiro, o seu disco rígido virtual – o SkyDrive. Com este produto integrante da família Windows Live é possível reconhecer uma enorme ajuste de interesses entre esta tecnologia e o desenvolvimento da Cloud Computing, ou seja, manter todos os seus arquivos online. Pronto! Agora seus arquivos guardados em um disco rígido virtual para serem baixados e editados sempre que você quiser! Mas espere um pouco... E se fosse possível editar seus arquivos online com a mesma configuração e formatação do pacote Office offline?

É exatamente neste ponto que iremos chegar. A Microsoft lança o Office Online para que as edições dos seus arquivos guardados no SkyDrive seja feita no momento que for necessário. Assim não será preciso recorrer a alternativas menos confortáveis quando você não dispuser do pacote Office para utilizar. No entanto, este serviço ainda está restrito a usuários que receberam algum tipo de convite da Microsoft. Não desanime, é possível “entrar na festa” sem ter o convite!

Clique aqui para acessar!

Tudo o que você precisa fazer é acessar o endereço http://skydrive.live.com/ e entrar com a sua Windows Live Account (Conta do Windows Live). Feito isso você verá o seu painel de administração do SkyDrive. Uma vez lá, é hora de fazer algumas mudanças. Vá até onde está escrito “Opções” na parte superior direita da sua tela. Selecione o idioma Inglês para habilitar o convite ao Office Online. Quando você voltar à página principal do seu SkyDrive irá encontrar uma mensagem “Join our preview program...”. Clique sobre ela para ser redirecionado à página dos termos de adesão do Office Online.

Altere o idioma para Inglês!Altere o idioma para Inglês!

Clique no local indicado para acessar os termos!

Descubra as vantagens do Office Online!Depois disso, você já pode voltar a acessar as configurações de idioma da sua conta Windows Live e deixá-la novamente em português. Agora, experimente fazer alguns uploads de arquivos do Office que você tem instalado no seu computador. Seria interessante enviar um arquivo de cada programa (um do Word, um do Excel e um do PowerPoint) para que você conheça melhor as utilidades e propriedades de cada um deles.

O Baixaki testou o Office Online com cada um dos tipos de arquivo e os seus respectivos programas de origem. Como já foi dito, a versão online possui apenas os três softwares chave do Office: Word, Excel e PowerPoint. Contudo, apenas o Excel e o PowerPoint online estão funcionando totalmente. O Word, editor de texto mais utilizado nos computadores de sistema operacional Windows, ainda não foi disponibilizado na sua versão online. Portanto, o que resta é esperar que o Word Online seja lançado. Vamos aos testes de cada um dos programas disponíveis!


Excel Online

O editor de planilhas mais utilizado mo mercado ganha a sua versão online neste Office virtual. Toda a interface dele é voltada a edições rápidas e pequenos ajustes das suas planilhas e tabelas. Afinal, a grande função desta versão online e gratuita não é substituir os pacotes de escritório da Microsoft e sim proporcionar praticidade ao usuário em pequenas tarefas. Eis aqui algumas das ferramentas disponíveis no Excel Online:

  • Criar novas planilhas
  • Copiar/Colar
  • Formatação de Texto
  • Quebra de linha
  • Formatação de números
  • Filtros de tabela
  • Navegação por abas
  • Inserção de tabelas internas
  • Inserção de hiperlinks

A barra do menu do Excel Online é bastante prática

Infelizemente, o Excel online não disponibiliza as fórmulas necessárias para grande parte das operações a serem realizadas para os mais diversos fins. Por isso, é preciso trabalhar com a ferramenta local, ou seja, com o Excel instalado no seu computador para ter uma maior abrangência de ações.

PowerPoint Online

Para os computadores que não tiverem o PowerPoint instalado junto como pacote Office, a versão online é de grande utilidade! Isso porque com este aplicativo online é possível trabalhar com as mesmas funcionalidades encontradas na versão offline porém com bastante mobilidade e praticidade. Veja abaixo algumas das funções e ferramentas presentes no PowerPoint Online!

  • Criar novas apresentações
  • Copiar/colar
  • Criar novos slides
  • Formatação de texto
  • Inserção de imagem
  • Inserção de SmartArt (diagramas)
  • Inserção de Hiperlink
  • Modos de visualização
  • Modo de edição
  • Modo de leitura
  • Apresentação
  • Notas

Observe o menu do PowerPoint Online!

Com todas essas funções e ferramentas é possível fazer um bom trabalho online sem precisar de softwares instalados no computador. Contudo, ainda existem diversos pontos a serem trabalhados pela Microsoft neste ponto. Também é preciso ficar atento ao fato de que o Word Online e o OneNote Online ainda não foram disponibilizados.

Balanço geral

O Office Online é uma excelente iniciativa da Microsoft em contrapartida às ferramentas disponibilizadas pelo Google. Um ponto extremamente positivo desses editores de apresentação, planilha e o ainda não avaliado texto, está no fato de manter a formatação original proposta pelo autor no documento criado no próprio software Offline. Isso não é possível como Google Docs.

Assim o Office Online consegue sintetizar as funções mais básicas de cada um dos programas já desenvolvidos online até agora (Excel e PowerPoint). Contudo a ausência do Word ainda é um dos grandes pecados desse pacote de aplicativos online. Os editores de texto são muito úteis e quase indispensáveis em um ambiente online. Contudo, é preciso esperar um pouco para chegarmos lá!

E você? O que acha de uma ferramenta como essa? Já faz uso de algum outro editor de documentos online? Conte para a gente o que você achou desse método para acessar a prévia do Office Online!

Fique ligado para mais novidades aqui no Baixaki!

Até a próxima

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.