O que fazer quando o Windows Vista 32 bits não reconhece toda a memória?

2 min de leitura
Imagem de: O que fazer quando o Windows Vista 32 bits não reconhece toda a memória?

A versão 32 bits do Windows Vista apresenta uma série de pequenos problemas. Um deles é o fato de o computador não reconhecer toda a memória instalada nos slots. O problema nem sempre está no software, mas vale lembrar que esta é uma questão que pode estar relacionada ao sistema operacional ou ao hardware. Contudo, as soluções apresentadas aqui não devem ser aplicadas por usuários iniciantes sem supervisão de um técnico.

Digamos que o seu computador tem 4 GB de memória RAM nos slots, mas quando você verifica as configurações do sistema, o Windows acusa menos do que está instalado realmente. Existem três modos de resolver este problema. O primeiro e mais rápido deles é simplesmente trocar o seu Windows Vista 32 bits pela versão 64 bits do sistema operacional, uma vez que nesta versão o problema com a memória não acontece.

Outra forma de resolver é verificar a quantidade de memória que está sendo usada pela placa de vídeo, caso ela seja onboard – isto pode desviar uma boa parte da sua memória para a execução de vídeo no seu computador. Isso acontece quando a placa de vídeo possui mais de 256 MB, neste caso, este total será reduzido dos 4 GB de memória. Assim, não há o que fazer se não substituir a placa de vídeo.

A redução de memória pode acontecer, também se o slot ou o pente de memória não estiverem funcionando corretamente. Você pode verificar o funcionamento destes componentes fazendo substituições. Para isso, basta pegar um pente que você saiba que está funcionando sem problemas e colocar no slot que você suspeita que não esteja trabalhando bem. Se este slot reconhecer o pente, o problema é o pente de memória antigo, caso não reconheça o pente sadio, o problema é o slot.

É importante ressaltar que não existe nada a ser configurado – se a memória está instalada, deve ser reconhecida. Se não é reconhecida, o problema pode estar no hardware ou no software. Se você consultar a BIOS do seu computador, verá que ela consome uma quantidade de memória assim como a placa de vídeo, mas nesta tela de mapeamento de espaço você nota que há a discriminação de quanto de memória é utilizado para cada componente já citado (placa de vídeo e execução do Windows Vista).

Quanto mais drivers, aplicativos e outros tipos de dispositivos estiverem instalados no seu computador, a quantidade de memória disponível no computador diminui. Contudo, o número máximo de memória reconhecida pelo Windows Vista 32 bits é 3,12 GB, podendo chegar até 3 GB em alguns casos de computadores com muitos dispositivos instalados, segundo a Microsoft.

Lembre-se de que a sua BIOS deve ser compatível com a possibilidade de remapear a memória. Este remapeamento deve ser feito para que o computador reconheça todos os 4 GB que estão instalados na sua máquina. Note que será necessário buscar informações sobre diferentes configurações de BIOS para saber se é possível realizar esta operação e, enfim, remapear a memória.

Se você não se sentir em condições de realizar estas alterações no seu computador, procure um técnico e explique o problema. Em alguns casos, vale a pena desembolsar alguns reais e evitar uma grande dor de cabeça com os seus pentes de memória. E antes de recorrer a qualquer uma destas soluções, verifique a quantidade de memória utilizada pela sua placa de vídeo e a quantidade de memória consumida pelo Windows Vista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.