Dê uma ajuda para o seu PC atrasando o início de alguns programas

3 min de leitura
Imagem de: Dê uma ajuda para o seu PC atrasando o início de alguns programas

Quem possui computadores mais antigos, se não sofre, provavelmente já sofreu com o atraso no boot da máquina. Isso se deve ao fato de que com o passar do tempo, acabamos instalando diversos aplicativos ou drivers que ocupam espaço no HD e que literalmente trancam o processo de início do seu PC. Quem tem computadores mais novos, também está sujeito a sofrer um atraso no boot da máquina, isso porque mesmo com os melhores processadores, memórias e muito mais, não há máquina que aguente um grande fluxo de comandos ao mesmo tempo.

É isso o famoso boot, ou seja, quando ligamos nossos computadores todos os dias, há uma grande quantidade de informações que precisam ser reconhecidas pela máquina para que esta inicie o funcionamento. Desta forma, boot nada mais é do que o processo de inicialização do computador, ou seja, o tempo que sua máquina leva para estar pronta para o uso assim que é ligada. Para mais informações acerca do que é boot, consulte o artigo “O que é boot?”.

Nada de caos

O boot do seu computador pode ser comparado a uma estrada onde os carros são os programas. Imagine se todos os carros – ou programas – decidem pegar a estrada ao mesmo tempo, sem dúvida haverá um grande congestionamento. É isso o que acontece na sua máquina e causa a lentidão na hora de iniciar o sistema operacional, ou seja, muitos programas iniciando ao mesmo tempo. Para evitar que o caos se instale na sua máquina, é possível, com ajuda de alguns aplicativos, atrasar o início de programas que não são vitais no processo de inicialização.

Diminua o tráfego no seu PC.

Programas que dão um empurrãozinho

Se o boot do seu computador está parecendo uma rodovia que dá acesso às praias em véspera de feriado, é possível recorrer a dois aplicativos que ajudam a organizar o tráfego de informações, desta forma destinam os esforços de processamento do seu PC para funções elementares na hora da inicialização.
Você precisa de tantos programas?
A primeira opção de programa para ajudar na hora do boot é o JockerSoft Startup Delayer e a segunda é o Startup Delayer. Ambos funcionam da mesma maneira, ou seja, possibilitam que você escolha quais programas podem ter sua inicialização atrasada e, assim, evitar a sobrecarga da sua máquina. Mas, vale lembrar que é muito importante saber quais programas podem ter seu início atrasado, pois nem tudo pode esperar.

Do que você realmente precisa?

Um dos grandes vilões do atraso no boot do seu sistema operacional podem ser os drivers que você instala quando conecta algum dispositivo como: celular, webcam, câmera digital ou impressora, por exemplo. Certamente, há drivers instalados no seu computador, mas os dispositivos já se foram há tempos, porém seus drivers continuam fazendo parte da sua máquina. Para que você elimine tudo o que você não usa mais e, desta forma melhore o desempenho do seu PC, aí vão alguns passos para você desinstalar dispositivos desnecessários.

Em primeiro lugar, pressione simultaneamente as teclas “Windows” (janela do Windows no teclado) + “R”. Assim que a caixa “Executar” abrir, digite o comando cmd e tecle “Enter”. A janela do prompt será aberta, nela escreva set devmgr_show_nonpresent_devices=1, seguido de “Enter” e deixe-a aberta.

Comando para iniciar a procura por dispositivos desnecessários.

Abra novamente a caixa “Executar” – Windows + R –, nela digite devmgmt.msc e tecle “Enter”. Uma janela semelhante a esta será aberta e nela é possível verificar todos os dispositivos que compõem seu PC. Caso encontre algum que tenha certeza que não usará mais, clique com o botão direito do mouse e em seguida “Desinstalar”.

Seleção do que você não precisa.

É claro que estes são apenas algumas medidas que você pode tomar para deixar seu computador sempre veloz, com o melhor desempenho possível e com cara de novo. Vale lembrar que manter seu PC limpo, ou seja, sem programas desnecessários, sem vírus e atualizado, pode ajudar a aumentar o fôlego na hora de realizar o boot.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.