Empresa anuncia fones de ouvido personalizados através de impressora 3D

3 min de leitura
Imagem de: Empresa anuncia fones de ouvido personalizados através de impressora 3D

Fones de ouvido existem em centenas de formatos e tamanhos, mas quase nenhum deles foi feito especialmente para os seus ouvidos. Por isso, Nikki Kaufman, uma dos membros fundadores do laboratório especializado em impressão 3D Quirkly, acha que suas orelhas não têm recebido a devida atenção e acredita que pode fazer melhor.

Ele está anunciando um par de fones de ouvido chamados Normals, com o slogan “Um único tamanho não serve em ninguém”. Com os Normals, não há dois fones iguais — nem mesmo os seus.

A Normal não é a primeira linha de fones de ouvido personalizados do mercado, mas a maioria delas custa centenas, senão milhares, de dólares. A empresa de Kaufman — de mesmo nome — propõe que você tire algumas fotos de suas orelhas usando um aplicativo e em 48 horas ela cria seus fones, tudo por US$ 199.

Design

A aparência desse produto não é exatamente bonita ou moderna, mas é certamente chamativa. Kaufman trabalhou com a Pantone em várias novas cores para o Normal que você não encontrará em outros produtos, mas mesmo uma simples versão vermelha, amarela ou azul se destacará em meio ao mar de fones brancos e pretos.

De acordo com Kaufman, a personalização dos fones por esse preço só é possível por causa do modelo de sua empresa, que combina um aplicativo “self-service” (só é possível comprar o produto com ele) com a mais nova tecnologia de impressão 3D. “Ninguém quer prender nada em suas orelhas”, ela comenta. “A impressão 3D nos permite fazer isso de forma mais rápida, precisa e baseada em uma foto”.

O aplicativo

O app possui mecanismos inteligentes para ajudar o cliente a tirar fotos e para ajudar a firma decidir quão grandes ou pequenas são suas orelhas. Ao abrir a câmera do aplicativo na tela, ele pede para que você olhe para frente e segure uma moeda perto de cada orelha. Então, uma linha com um ponto aparece na tela e indica para qual lado você precisa olhar, para que as medidas sejam tiradas.

Assim que o cliente termina de customizar seus fones, tirando fotos e colocando as informações de seu cartão de crédito para o pagamento, o aplicativo emite suas especificações para o escritório/fábrica da empresa em Chelsea, próximo de Londres, Inglaterra, onde cerca de uma dúzia de impressoras 3D Stratasys Fortus 250mc esperam para começar sua produção. Para aqueles que moram na Inglaterra, a companhia entrega os fones dentro de 2 dias e se eles não couberem, eles fabricam um novo par para você, sem cobrar por isso.

Viabilidade

Kaufman não diz exatamente que tipo de tecnologia de áudio foi utilizada no desenvolvimento do produto, mas fala que alguns dos engenheiros e empreiteiros trabalharam para empresas como Sonos, Harman, Skullcandy, Bose, Beats e Shure.

Ela reconhece que US$ 199 é um preço meio ousado para um produto que você nem mesmo pode experimentar, mas diz que os Normals foram projetados para serem iniciadores de conversa. Assim como as primeiras edições dos fones do iPod, na  cor branca, que atraía olhares e provocava perguntas.

Em breve

Quando o escritório da Normal abrir em Chelsea em agosto, se parecerá muito como uma Apple Store. Resplandecente, luzes brilhantes iluminarão todo o espaço da cor branca; será parte escritório, parte ponto de venda e parte fábrica. Você poderá até mesmo customizar seu próprio parte de Normals na loja — com o app da empresa, é claro.

É possível que o Normal não consiga o feito de ser consumido como acessório da moda, mas sua iniciativa vanguardista tem potencial para algo muito maior. Há impressoras 3D para dezenas de produtos diferentes, mas talvez haja aqui algo que seja realmente comercializável para o consumidor comum.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.