NearFA: a tecnologia de som para docks que funciona como mágica

3 min de leitura
Imagem de: NearFA: a tecnologia de som para docks que funciona como mágica
Imagem: NearFA

Você configura o aplicativo de música no smartphone, seleciona o maior sucesso do seu artista favorito e, com um toque na tela, o áudio é reproduzido. Não há nada de revolucionário até aí, se não fosse um pequeno detalhe: esse último passo acontece em um alto-falante amplificador que está posicionado embaixo do gadget, mas sem qualquer conexão por fios ou configurações anteriores entre os dispositivos. Parece mágica e bruxaria, mas é só tecnologia.

Trata-se do Near Field Audio (ou NearFA), uma tecnologia de transmissão de áudio que permite a dispositivos móveis enviar o som do gadget para tocar em um amplificador em forma de dock que esteja muito próximo do aparelho – quase a mesma função de um amplificador de guitarra, por exemplo.

Além de deixar a festa mais animada com um som bem mais potente do que a capacidade de reprodução do seu tablet ou smartphone, os acessórios que possuem essa tecnologia não se importam se você usa o sistema operacional Android, iOS ou Windows Phone, muito menos se NFC e Bluetooth estão ligados ou configurados.

Claro que as configurações variam entre as fabricantes, mas dispositivos com NearFA prometem de 10 a 15 horas ininterruptas de reprodução a um nível "médio" de volume. Alguns possuem bateria, outros usam de duas a três pilhas AA, mas é possível conectá-los a uma entrada USB, micro USB ou de áudio stereo de 3,5 mm.

Desmistificando

O acessório que conta com a tecnologia NFAudio carrega um segredo: a tecnologia é mais simples do que parece e está totalmente no campo magnético.

O dock captura o campo magnético dos alto-falantes do tablet ou smartphone usando o fenômeno da indução eletromagnética e “joga” esse sinal em seus próprios componentes de amplificação de som.

A capacidade dos campos eletromagnéticos é a de transformar correntes elétricas em magnéticas e levá-las para outro dispositivo – praticamente a mesma propriedade utilizada nos carregadores sem fio.

Por isso, é necessário deixar o gadget “colado” ao dock em uma posição que deixe os alto-falantes do aparelho que tocará a música o mais próximo possível do aparelho com NF Audio. Isso varia de acordo com o design do seu tablet ou smartphone, mas a posição horizontal em paralelo com o dock é quase sempre a mais correta. O ideal é fazer testes até que a amplificação comece – e aí deixar tudo no lugar para que a tecnologia faça todo o trabalho.

Campeã de tudo

Segundo a SmartV, empresa de Hong Kong que mantém a patente da tecnologia, ela é mais fácil de usar, consome menor energia e tem um custo de produção reduzido em relação a aparelhos que utilizem métodos como WiFi (que ainda depende de sinal de internet) e Bluetooth.

A ausência de configurações também é um ponto positivo: não é necessário parear e digitar códigos, ou esperar a identificação via IP, por exemplo. Claro que há a limitação da proximidade, mas a ideia é justamente deixar dock e gadget lado a lado para gerar o efeito de amplificação.

É curioso notar que a fabricante tenta manter em segredo a tecnologia empregada e como é possível reproduzir esse efeito: a própria página do NFAudio é bastante incompleta e parece não ser atualizada há alguns anos. Claro que, para os mais curiosos, é possível saber como o objeto funciona removendo os parafusos do dock e conhecendo o interior “na marra” – e um ímã conectado a alguns fios de cobre, além dos alto-falantes, é basicamente o que você vai encontrar.

Não precisa nem mexer

Parte da economia de energia prometida pelo NF Audio é obtida graças à tecnologia de autogerenciamento do aparelho. Isso significa que você não precisa fazer absolutamente nada pra configurá-lo: fora o botão para ligar e desligar, não há outras chaves ou alavancas, apenas a necessidade de deixá-lo encostado ao aparelho quando uma música for reproduzida.

Quando você posiciona o tablet ou celular e inicia um áudio, é só esperar o dock fazer todo o trabalho, sendo que a amplificação ocorre praticamente em tempo real. A sensação de que você realmente acaba de presenciar algo mágico é bastante comum nas primeiras vezes em que um aparelho com NFAudio é usado.

Essa automatização vale também para quando a festa termina e nenhuma música for executada em questão de minutos: o aparelho fica em “modo de espera” e desliga-se sozinho depois de um tempo.

...

Ficou interessado? Os aparelhos com NF Audio podem ser encontrados em lojas de acessórios e eletrônicos e variam bastante em aparência, preço e tamanho. Por isso, é só pesquisar um pouco para encontrar o amplificador perfeito para o seu gadget.

Apesar de não ser nada complexa, possuir limitações e ainda contar com potencial para melhorar, essa tecnologia é pelo menos bastante impressionante – e pode salvar, com a ajuda de boa música, aquela festa desanimada que parecia prestes a acabar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.