Como criar uma rádio online de graça

3 min de leitura
Imagem de: Como criar uma rádio online de graça

Uma das grandes vantagens que a internet trouxe é a facilidade que qualquer pessoa encontra hoje em dia para se fazer ouvir. São várias maneiras possíveis e, entre elas, está criar uma rádio online.

E para isso, não são necessários investimentos mirabolantes, no que diz respeito à estrutura e preparação de um programa online. Na verdade, tudo pode ser montado usando somente serviços gratuitos.

Confira a seguir como fazer o seu próprio show de rádio!

Pré-requisitos

Para criar e transmitir a sua própria rádio online você precisará de:

O que mais é necessário?

Bem, obviamente a primeira necessidade é um microfone. É importante que ele não esteja com mau contato ou chiando, para que a qualidade de gravação não fique comprometida. Também é legal montar uma “miniestrutura” para ele.

Para isso, use um pedaço de espuma como uma pequena parede atrás do microfone. Isso fará com que o som não “bata e volte”, o que resulta em eco e interferências. Outra ferramenta importante é um filtro para diminuir o efeito das “batidas” causadas pela fala e dicção, naturais do ser humano.

Uma forma simples de criá-lo é montar uma pequenina estrutura, utilizando um circulo de arame e uma meia calça (isso mesmo!) esticada. Com esse material a qualidade do som sofrerá uma sensível diferença!

Uma boa velocidade de internet também é importante. Sua conexão precisa ter uma boa taxa de upload, pelo menos de 1000 kbps. Isto é necessário para que você consiga transmitir sem problemas, afinal de contas, ninguém quer ouvir um programa com o som engasgando.

Editando o seu show com jeitão profissional

Para criar o seu programa de radio, não é obrigatoriamente necessária a utilização de um aplicativo para realizar as suas gravações e edições.. Entretanto, fazer uma transmissão ao vivo é muito mais arriscado - e indicado somente a quem já tenha certa experiência no ramo.

Aqui vamos utilizar o Audacity que é fácil de usar e vem recheado de recursos – além, é claro, de ser totalmente gratuito. Neste artigo, citamos somente o seu uso básico, mas sendo um pouco curioso, você pode tirar muito mais proveito do programa.

Primeiro, vá em Editar>Preferências>Dispositivos e mude seu microfone para mono. Depois, na barra principal do programa, aperte no pequeno botão ao lado do microfone e ative o “Monitoramento”. Agora, fale no microfone e ajuste o volume de sua voz. Esses processos servem para melhorar a qualidade de som durante as gravações.

Audacity

Agora é com você, afinal, chegou a hora de gravar o programa propriamente dito. Pegue seu script e mande ver! É claro que erros vão ocorrer e é por isso mesmo que estamos utilizando um aplicativo de edição. Use-o para pausar e eliminar as partes desnecessárias, bem como para substituir por outras.

Tudo o que você fizer fica graficamente demonstrado pelo aplicativo e você pode navegar por todas as partes livremente. Para adicionar material previamente gravado, músicas e sons em geral, clique em Ficheiro>Importar. É importante utilizar canais diferentes e gravar o programa em camadas, como se estivesse editando uma imagem.

Audacity

Com o programa gravado e editado, salve o projeto e, em seguida, exporte-o para o formato MP3. Para isso, acesse em Ficheiro>Exportar.

Sua rádio no ar!

Agora com o seu show pronto, o que falta é colocá-lo no ar. Para isso, vamos utilizar as ferramentas do site Ustream.TV. O que este serviço faz é transmitir sons e vídeos através de streaming para o mundo inteiro.

Primeiro, cadastre-se no site. É simples e necessita somente de confirmação através de email. Depois, vá até o seu painel e clique em “Create a show” (Criar um show).

Ustream

Em seguida, defina alguns dados para ele, como nome, categoria em que ele se encaixa, tags para que os ouvintes o encontrem através das ferramentas de busca e, até mesmo, a imagem que representa o show.

Criando o show no Ustream

Existem duas maneiras de transmitir através do site: utilizando-o em seu browser, ou aproveitando as ferramentas de seu aplicativo próprio, o Ustream Producer. Neste tutorial decidimos pela segunda opção por ser mais completa e contar com mais recursos.

Depois de baixar o aplicativo e instalá-lo, entre com a mesma conta que você criou no site Ustream.tv.

Ustream Producer

Nele, você pode gerenciar o seu programa de rádio, adicionando as gravações feitas e editadas anteriormente através do Audacity. Para importar arquivos, basta arrastá-los para dentro do Producer aberto.

Ustream Producer

Para começar a transmissão, basta clicar no ícone “Broadcast”. Agora basta divulgar a sua rádio através do link criado para ela, por exemplo:

Http://www.ustream.tv/channel/nome-do-seu-show

….

Explorando tanto o Audacity, como o Ustream Producer, você pode descobrir muitas alternativas para deixar o seu show de rádio ainda melhor. Lembre-se de utilizar em suas transmissões somente conteúdo seu ou com autorização dos criadores.

Quanto aos aplicativos, existem várias opções boas e gratuitas, tanto para edição de sons, como para criação de rádios propriamente ditas. Aqui decidimos nos prender a somente três programas que são suficientes para o desenvolvimento do trabalho.

Boa sorte com seus shows e muito sucesso!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.