Windows 8.1: como capturar e editar áudio no Gravador de Som

3 min de leitura
Imagem de: Windows 8.1: como capturar e editar áudio no Gravador de Som

O Windows 8.1 trouxe várias novidades interessantes e, entre elas, uma ferramenta nativa de gravação e edição de som. Com esse aplicativo é possível usar o seu microfone para gravar arquivos de áudio de qualquer tamanho e editá-los sem precisar usar outro programa.

Para começar, vá até os seus aplicativos e abra o Gravador de Som. Se você atualizou agora para o Windows 8.1, deve ter percebido que a forma de acessar o menu com todos os programas foi levemente alterada: em vez de clicar com o botão direito do mouse para habilitar a opção de abrir a lista, basta clicar na setinha que se encontra no canto inferior esquerdo da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abra o programa Gravador de Som para começar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Grave os sons usando o seu microfone

Ao abrir o app Gravação de Som, não existe muito segredo, já que ele é bem intuitivo: você deve clicar no botão alaranjado que se encontra no meio da tela para começar a gravar, simples assim! Se for a primeira vez que você estiver fazendo isso, no entanto, é preciso estar logado em uma conta de administrador para poder liberar o acesso do software ao microfone.

Depois de clicar para começar a gravar, você pode usar o microfone para o que quiser: criar podcasts, gravar alguma música ao vivo ou qualquer outro uso que você preferir. Clique novamente no botão alaranjado para parar a gravação e finalizar o arquivo ou use a opção de pausar, que se encontra logo abaixo, para interromper o processo e retomá-lo posteriormente.

Use o botão alaranjado para começar e terminar a gravação (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Organize os arquivos por nome

Crie quantos arquivos você quiser: eles vão aparecendo em uma lista na lateral direita da tela e podem ser renomeados para que seja fácil identificar cada um. Troque o nome clicando sobre o trecho que deseja alterar e então escolha a opção "Renomear", no canto inferior direito da tela.

A organização por nome é fundamental nessa parte do processo (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você estiver gravando vários blocos ou trechos de um mesmo material, é altamente recomendável colocar um nome que torne fácil identificar o que há naquele documento. Além disso, o nome do arquivo vai ser bastante importante na hora de encontrá-lo no Explorer.

Editor simples para emergências

Começou a gravar e esperou demais para começar a falar? Errou e teve que parar a gravação? Você pode usar um editor integrado para cortar o começou ou o fim — ou ambos, se for preciso — de qualquer arquivo listado no Gravador de Som. Clique no que você deseja modificar na lista e então use o botão "Editar" para abrir as configurações avançadas.

Abra o editor para cortar o começo ou o fim do arquivo de áudio (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É extremamente simples fazer esses pequenos ajustes, bastando apenas que você saiba exatamente onde quer cortar o arquivo. Para isso, ouça-o e arraste a bolinha do começou ou do final para aquele ponto. Depois de finalizar, você pode salvar as alterações atualizando o arquivo original ou criando um novo — isso permite que você edite várias vezes o mesmo documento, tirando vários trechos separadamente.

Arraste os marcadores e salve o arquivo original ou crie uma cópia (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo

Como encontrar o arquivo nos seus documentos

O aplicativo Gravação de Som ainda é bem rudimentar e conta com uma falha enorme: ele não possui nenhuma opção que permita exportar o arquivo de áudio para um local de fácil acesso — e o seu original fica em uma subpasta bastante obscura! Se você quiser usar aqueles áudios em outros aplicativo, pode se ver em apuros.

Encontre o arquivo pelo nome e salve a pasta de áudios para encontrá-la rapidamente depois (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Dessa forma, ao menos da primeira vez é preciso buscar o nome completo de um dos arquivos na busca do Explorer. Ao encontrá-lo, clique com o botão direito e, no menu de contexto, selecione a opção "Abrir local do arquivo". Essa é a pasta na qual os sons ficam gravados: você pode favoritar esse endereço para abrir o diretório de maneira mais rápida depois.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.