Cuidado com antivírus falsos!

2 min de leitura
Imagem de: Cuidado com antivírus falsos!

Alguns vírus atuam de forma a fazerem o usuário acreditar que o computador dele está infestado por diversas ameaças. O caso mais comum é um pop-up que surge no meio da tela e diz que é necessário instalar um aplicativo para removê-las. Sem perceber a cilada você clica no OK e agora sim tem um grande problema para resolver.

Os nomes são vários - Internet Security, Advanced Virus Remover, Antivirus Live -, mas a ideia é apenas uma: fazer você pagar para remover vírus que nem existem realmente. Mas isso não é o pior de tudo, já que algumas peculiaridades dessas verdadeiras pragas quase forçam o usuário a pagar para se ver livre delas.

Mensagem de erro falsa.

Não abre mais nada!

Depois de supostamente instalar uma solução para os vírus de mentirinha, seu computador passa a não abrir diversos programas, o que convenientemente inclui removedores de pragas verdadeiros. Se você é ou conhece alguma vítima desse tipo de situação, confira as linhas abaixo e aprenda a se livrar delas.

Soluções

Há várias formas de tentar eliminar os falsos antivírus da máquina. A primeira delas é utilizar um removedor de pragas portátil no seu computador. O mais recomendado é o SUPERAntiSpyware Portable, que você encontra neste link.

Este é um dos  antivírus falsos mais conhecidos.

Baixe o programa na casa de um amigo ou em outro PC e copie-o para um pendrive ou qualquer tipo de mídia removível. Depois insira o pendrive no computador infectado e rode o aplicativo do dispositivo. Aqui é muito importante ressaltar que você provavelmente só conseguirá executar o aplicativo uma vez, portanto não feche o programa sem antes realizar a remoção das pragas. Lembre-se de atualizar o programa através da função “Check for Updates” antes de iniciar a remoção.

Não deu certo?

Se a opção não deu certo, a próxima etapa é repetir o processo em modo de segurança. Para isso tecle F8 durante a inicialização do computador e escolha a opção com rede. Se mesmo assim o problema persistir, repita o procedimento com o ComboFix, outra ótima alternativa dentro do gênero.

Para garantir

Depois de corrigir a falha e poder utilizar seus programas novamente, não se esqueça de utilizar seus programas de confiança para vasculhar a máquina em busca de rastros dessas pragas. Uma boa dica é instalar uma versão Trial completa de algum antivírus renomado, como o Kaspersky, que dura trinta dias com todas as funcionalidades em uso pleno.

Outros métodos para situações específicas

Alguns usuários desenvolveram diversos métodos para arriscar antes de uma medida de maior intensidade. Uma opção é simplesmente ignorar o aviso de que você não pode abrir outro programa e arrastar a janela para um canto qualquer da tela. Depois tente executar novamente o antivírus verdadeiro e veja se funciona.

Outra maneira é executar comandos para matar os processos que bloqueiam a máquina, que em geral chamam-se winupdate86.exe e winlogon86.exe. Se você não conseguir finalizá-los pelo Gerenciador de Tarefas, tecle a combinação Botão do Windows + R para abrir o “Executar”. Nele, digite as seguintes instruções:

taskkill /f /im winupdate86.exe

taskkill /f /im winlogon86.exe

O melhor antivírus é você!

O velho ditado de que melhor do que prevenir é remediar deveria ser uma lei ao utilizar o computador. Na grande maioria dos casos, o seu perfil como internauta pode ser o grande causador dos problemas do computador. Portanto, cuidado com os sites que acessa, links que clica e programas que instala. Essa é a melhor maneira de manter a máquina sempre rápida e funcional, o que com certeza é o maior objetivo de um usuário consciente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.