Você sabe diferenciar sons em MP3 de formatos com baixa compressão? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Você sabe diferenciar sons em MP3 de formatos com baixa compressão? [vídeo]

É muito comum alguém ser repreendido quando fala que ouve músicas em MP3. Alguns puristas não conseguem nem imaginar como é escutar um áudio qualquer com a suposta perda de qualidade gerada pela compressão do arquivo, tudo para fazer com que mais dados caibam em seu iPod ou pendrive, por exemplo.

Mas será que essa diferença de formato é tão perceptível assim? De acordo com o LifeHacker, você pode descobrir isso por conta própria de várias maneiras, como ao aplicar um pequeno e rápido teste utilizando um plugin para o player de áudio Foobar2000.

Com o ABX Comparator instalado, basta pegar dois arquivos de música iguais (um deles em FLAC e um MP3 de 320 kbps ou menor, por exemplo) e selecionar o mesmo trecho do áudio nos dois casos. Ao ouvir as trilhas A e B, sabendo qual formato é qual, fica fácil diferenciar qual é melhor. Mas quando eles são embaralhados e transformados em X e Y, será que você consegue perceber a diferença e definir qual som é mais puro?

Claro que tudo depende do gênero da música e do quanto você conhece a canção, itens que podem facilitar essa diferenciação. Para ajudá-lo, o vídeo acima explica de maneira detalhada como usar o aplicativo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.