Com o avanço da tecnologia, os vários segmentos do mundo da música não poderiam deixar de aproveitar os recursos oferecidos pelo meio digital. Tanto em gravações e shows ao vivo quanto em estudos e equipamentos, novidades surgem aqui e ali, reformulando o conceito de praticar, criar e, por que não, de escutar música.

Ao falarmos do aprendizado da guitarra, o instrumento musical mais popular disparado entre os jovens desde o surgimento do rock ‘n’ roll, percebemos como — para desespero dos professores — o aprendizado foi intensamente facilitado nos últimos tempos, graças a métodos online e programas revolucionários.

O campeão de downloads no Baixaki é o indispensável Guitar Pro, um software que alia o sistema de tablaturas à reprodução de áudio, permitindo ao usuário escutar e acompanhar quantas vezes quiser a música que deseja aprender.

A versão disponibilizada no site é limitada, mas não entre em parafuso, pois existem outras alternativas gratuitas e que em nada devem no quesito qualidade, como o TuxGuitar.

Apavorando com a guitarra.Quanto aos professores virtuais, existem opções gratuitas e outras limitadas, mas que ainda rendem como apoio aos estudos. Confira algumas delas:

GuitarVision: destaca-se por exibir fielmente o instrumento em perspectiva na tela. A interatividade é alta, com animações e áudio.

BestPractice: diminui a velocidade de execução das músicas, facilitando o aprendizado de detalhes.

Curso de violão popular: excelente para iniciantes no violão. Embora seja limitado, é totalmente em português e apresenta uma didática exemplar.

Diversão

Se você é ligado no mundo dos games, certamente já ouviu falar do Guitar Hero. O simulador de guitarrista mais famoso do mundo tem também duas versões semelhantes e gratuitas para download: Frets On Fire e Guitar Rage — ótimas para esquentar (ou aliviar) os dedos no teclado do PC.

Outra escolha despojada e que diverte tanto guitarristas como quem só tem simpatia pelas cordas, é o Mr. Fastfinger. O guru caricato convida os visitantes a participarem de uma aventura espiritual em busca do conhecimento para tocar guitarra. Hilário e também educativo, pois quem se interessar pode imprimir os licks e praticá-los.

Vire discípulo de Mr. Fastfinger.

Para completar — e com mérito — o arsenal de ferramentas para guitarra, há o Guitar R.A. Livre e em português, o software esbanja recursos que agradam até usuários avançados: grava com o acréscimo de vários plugins de efeitos digitais, tem metrônomo, redutor de ruídos e ainda suporta trilhas de apoio. É ver pra crer.

O conselho está dado. Falta de dinheiro ou material não são mais desculpas para não descer a lenha nas cordas e praticar!

Cupons de desconto TecMundo: