Dicas quentes para enviar e receber seus e-mails com segurança

2 min de leitura
Imagem de: Dicas quentes para enviar e receber seus e-mails com segurança

Não é novidade para ninguém que dados enviados pela internet não estão completamente seguros. Além das inúmeras pragas recebidas por e-mail, como spams, phishing e outras fraudes, as informações enviadas e recebidas pela web não estão inteiramente protegidas.

Pode parecer exagero, mas você deve desconfiar de quase tudo quando navega na internet, principalmente ao enviar e receber mensagens. As armadilhas são espalhadas pela rede, sobretudo pelos e-mails enviados pelos hackers e spammers.

Mesmo com alertas de como proteger, por exemplo, seus dados bancários, é possível ser enganado por mensagens maliciosas que podem levar a uma página falsa ou demandar a instalação de algum programa suspeito.

Cuidados devem ser tomados para proteger seu computador, suas senhas e dados confidenciais

O programa que for executado pode ser, por exemplo, um keylogger, um programa que monitora tudo o que é digitado no seu computador, e pode ser usado por terceiros para fins ilícitos como roubar senhas e números de cartão de crédito.

Precauções para não cair em uma fraude

As vítimas desse tipo de golpe são facilmente enganadas porque muitos desses e-mails enganosos são muito bem elaborados. As mensagens possuem o logotipo de algum banco ou órgão importante, assinatura de algum funcionário, endereço profissional e até algum telefone para contato.

Mas é possível escapar da fraude atentando para detalhes como o link oferecido para download de um suposto componente de segurança bancária, por exemplo. Ao passar o mouse sobre o link, sem clicar sobre ele, você verá para onde será direcionado na barra de status do seu navegador.

E-mail enganoso com o logotipo da Caixa Econômica pode instalar arquivo malicioso

Provavelmente será um endereço diferente do mostrado no corpo da mensagem. Na dúvida, você deve acessar a página do órgão ou banco citado na mensagem e procurar por algo semelhante.

Alerta sobre e-mails falsos no site da Caixa Econômica

A maioria dos sites de bancos, empresas e órgãos possui alertas sobre e-mails falsos. Fique atento caso seu provedor ou cliente de e-mail marque alguma mensagem com um alerta de phishing.

Uma alternativa é utilizar um cliente de e-mail juntamente com um programa de antivírus. Os gratuitos Thunderbird e Eudora são boas opções, principalmente se combinados com um bom antivírus.

Alguns dos programas antivírus mais populares, como o AVG Free, Avast! e Kaspersky possuem ferramentas de verificação de e-mail, anti-spam e alerta de phishing que podem lhe auxiliar na proteção de seu computador.

Cuidados ao enviar e-mails

Mesmo não correndo tanto risco quanto ao receber mensagens, ao enviar, principalmente através de webmail pelo navegador, seus dados também podem sofrer interceptação. Um dado confidencial enviado por e-mail pode ser interceptado por terceiros e usado para propósitos criminosos.

Uma solução viável para enviar seguramente informações pela internet é a criptografia, ou seja, escrever mensagens em forma cifrada, em códigos. O uso da criptografia na internet é recente: sites seguros, por exemplo, já a usam para autenticar a identidade de seus usuários. Mas existem mensagens escritas em códigos desde o Império Romano.

Proteja suas informações na rede criptografando-as

Mesmo enviando seus e-mails da forma menos segura, o webmail através do navegador, você pode codificar suas mensagens confidenciais, usando programas gratuitos como o Gpg4win. Este tipo de programa é um conjunto de aplicativos para a criação de mensagens criptografadas.

Caso você queira criptografar seus e-mails para proteger informações confidenciais de uma eventual interceptação, pode usar o Gpg4win para criar uma chave, e compartilhá-la com quem receberá suas mensagens.

Ele poderá ser útil no caso de troca de informações sigilosas por e-mail, ou até mesmo pessoais, com endereços e telefones.

Mantenha a cautela sempre

Atenção sempre: desconfie de tudo!

Mesmo com todas essas dicas, ainda é possível ser enganado ou cair num golpe eletrônico. Por isso, sempre siga o conselho do bom senso: manter a cautela sempre.

Desconfie de e-mails suspeitos, mesmo que sejam de pessoas conhecidas, pois elas podem estar com o computador infectado.Quando receber alguma mensagem pedindo para clicar em algum link, desconfie, cheque o link, a página da empresa ou algum telefone.

Evite mandar por e-mail dados empresariais sigilosos, dados bancários, endereços e telefones pessoais. A internet é uma ferramenta indispensável, mas deve sempre ser utilizada com muito cuidado e atenção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.