Nova camuflagem acústica permite que o som desvie de objetos

1 min de leitura
Imagem de: Nova camuflagem acústica permite que o som desvie de objetos

Nova técnica permitirá casas de show com acústicas cada vez melhores

Um time de pesquisadores espanhóis apresentou um novo tipo de revestimento que proporciona invisibilidade acústica ao objeto coberto por ele. Dessa forma, quando uma onda sonora atinge o alvo, ela passa normalmente por ele. É possível comparar a ação à correnteza de um rio, que passa por pedras sem que o curso seja interrompido.

O projeto consiste de um conjunto de 120 cilindros de 15 milímetros que foram organizados ao redor de um cilindro maior, com 22,5 centímetros de diâmetro. Ao emitir uma onda sonora de uma frequência específica contra os cilindros, ela passou normalmente pelo objeto, sem se deformar.

De acordo com os pesquisadores, ondas de outras frequências podem ser tratadas com esse tipo de tecnologia, desde que se aumente o número de cilindros. Se puder ser aplicada ao mundo real, esse tipo de tecnologia pode proporcionar casas de show com acústica melhor e capacetes que protejam o usuário de ruídos extremos. O revestimento também pode ser usado para fins militares, tornando veículos e equipamentos invisíveis para sonares.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.