Você pode até ser um verdadeiro fã de áudio, mas é difícil que você seja tão fanático quanto os japoneses mais entusiastas. E se você duvida disso, é bom ficar atento ao que está se tornando a nova moda no Japão.

De acordo com o Wall Street Journal, os japoneses têm gastado bastante em uma forma de fazer com que as interferências sejam neutralizadas. Depois de gastar boas centenas de dólares em fones de ouvido e módulos de luxo, agora os investimentos estão sendo aplicados ao aterramento.

Estamos realmente falando sobre aterramento elétrico. Para isso, muitos japoneses têm instalado sistemas que vão desde as tomadas até postes externos, montados para levar a energia elétrica ao solo e evitar zumbidos nas reproduções sonoras — nada estético, mas com grande apelo para os audiófilos japoneses.

Estima-se que esses sistemas custem em média US$ 10 mil (R$ 31 mil), um valor muito alto para muitos, ainda mais se considerarmos que não há grandes comprovações sobre melhorias reais nesse tipo de processo — ainda mais se compararmos com equipamentos de alta fidelidade, que já oferecem bons resultados de neutralização.

Segundo o pesquisador Tsutomi Nakano, as melhorias não são significativas e estão muito mais ligadas ao "poder de imaginação" dos consumidores — e à necessidade de não "ficar para trás" em relação a outros audiófilos. Você instalaria um poste de aterramento só para melhorar o som na sua casa?

Cupons de desconto TecMundo: