Nos últimos anos, muitos consumidores vêm trocando seus sistemas de som habituais — ou mesmo complementando estes equipamentos — por soundbars. Mas você saberia dizer exatamente o que são esses aparelhos e o que eles podem oferecer para o áudio da sua casa?

Como o nome deixa claro, as soundbars são barras de som que devem ser instaladas logo abaixo dos televisores. Essa demanda se dá por causa da concentração de saídas de som que estão ao longo da estrutura, sendo responsáveis pela emissão do áudio em suas diversas capacidades.

Ao contrário do que acontece em um Home Theater — que espalha fisicamente as saídas de áudio —, as soundbars fazem essa separação em uma estrutura única. Mas quem acha que isso significa que a experiência é limitada está muito enganado. Pois é, há muita qualidade nos soundbars.

Usando a reflexão

O grande truque das soundbars de qualidade está no fato de que as saídas de áudio são espalhadas de uma maneira que permita um bom resultado na reflexão do som. Isso significa que o sistema se aproveita das paredes, por exemplo, para criar uma experiência mais imersiva na transmissão de filmes, jogos e outros conteúdos. As fabricantes vendem isso como “Virtual Surround”.

Qual a potência do equipamento?

Por causa disso, as soundbars não são recomendadas para salas ou outros ambientes que possuam mais de 15 metros quadrados. Nesses casos, o uso da reflexão do áudio acaba ficando limitado e toda a experiência de enriquecimento de som pode ser comprometida pela qualidade dos sistemas.

Pois é... Ambientes muito grandes ainda são mais bem aproveitados se forem equipados com Home Theaters tradicionais — com 5.1 ou 7.1 canais. Voltando às soundbars, vale lembrar que é recomendado manter os aparelhos instalados em regiões centrais ou o mais próximo disso para que a experiência seja melhorada.

Quantos canais?

Esses equipamentos funcionam com pelo menos dois canais de áudio, o que pode gerar certas confusões com o número de alto-falantes. Uma simulação surround convincente só pode acontecer quando o modelo escolhido tem um processador de 5.1 canais, sendo que muitas fabricantes apostam em uma grande quantidade de saídas de áudio para tornar isso possível — no mercado nacional, há modelos com até 24 microfalantes.

Soundbars são ideais para ambientes pequenos

Precisamos falar sobre graves

A sua experiência de áudio com um soundbar será diretamente proporcional ao quanto ele pode oferecer imersão nas transmissões. Por isso, você certamente não vai querer saber de um aparelho que oferece áudio seco e sem profundidade. Logo, você já deve estar imaginando que um soundbar de qualidade precisa contar com uma boa qualidade nos graves.

Por causa disso, é essencial que os consumidores sempre escolham aparelhos que contem com subwoofers integrados. Isso pode ser o grande diferencial entre um dispositivo mediano e de um que vá realmente elevar a experiência multimídia na sua casa.

Quanto mais conectividade melhor

Na hora de comprar uma soundbar é importante ficar muito atento às opções de conectividade do aparelho. Muitos deles já surgem com conexão direta dos televisores para saída de áudio óptico ou coaxial, o que representa melhor qualidade de som. Porém, há modelos que aparecem apenas com entrada auxiliar, o que pode limitar — e muito — o resultado.

Modelo com subwoofer separado

Há também modelos que surgem com opções adicionais, com portas USB e conectividade Bluetooth. Isso é ideal para quem quer utilizar os aparelhos também para ouvir músicas, pois permite que pendrives ou smartphones sejam utilizados para a reprodução dos conteúdos — dispensando a necessidade de ligar a TV para controlar tudo, por exemplo.

.......

Como você já deve ter percebido, as soundbars são recomendadas para qualquer consumidor que queira melhorar a experiência de seus conteúdos multimídia, desde que não possuam ambientes muito maiores do que 15 metros quadrados. Os equipamentos também podem ser uma excelente alternativa para quem quer aliar áudio de qualidade a várias fontes (TV ou smartphone para música, por exemplo).

Se você está pensando em comprar um aparelho deste tipo, fique atento à presença de canais simulados, subwoofers e também aos tipos de conexão que são aceitas. Tudo isso é essencial para que sua sala seja equipada com o melhor áudio possível... Ou vai dizer que você não gostaria de ter um sistema desses em casa?

Cupons de desconto TecMundo: