Muitos usuários do Windows não sabem que o sistema operacional, além de contar com um sistema de atalhos para acessar funções do computador, também permite entrar rapidamente em qualquer site com uma simples combinação de teclas. Tudo isso sem precisar instalar nenhum software ou passar por um processo de configuração complicado.

Neste artigo ensinamos como utilizar as teclas de atalho do sistema operacional para acessar rapidamente seus sites favoritos no navegador configurado como padrão. Embora o Internet Explorer seja necessário na etapa de configuração, os sites só serão acessados com este programa caso ele esteja configurado como preferencial.

Também ensinamos como utilizar o Ethervane Active Hotkeys, uma forma prática de descobrir se o atalho desejado já está relacionado à outra função e, assim, evitar problemas durante a configuração.

Pré-Requisitos:

Internet Explorer

Ethervane Active Hotkeys

Configure atalhos para seus sites favoritos

Por questões de praticidade, nesta etapa utilizamos o Internet Explorer a fim de configurar as teclas de atalho para seus sites favoritos. Usuários de outros navegadores não precisam se preocupar, pois os sites sempre serão abertos com o programa configurado como padrão no Windows.

1) Abra o site desejado e o adicione à lista de favoritos;

2) Em seguida, localize o site adicionado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”;

3) Na aba “Documento da Web”, selecione o campo “Tecla de atalho” e insira a combinação de teclas que deseja utilizar para acessar o site escolhido. Em seguida, clique em “Aplicar” para que as mudanças entrem em vigor;

4) Pronto, agora, toda vez que você selecionar a combinação de teclas configurada, o site será aberto em seu navegador de preferência.

Descubra se a combinação desejada está disponível

Muitas vezes, a combinação de teclas que se deseja utilizar é usada por outro aplicativo. Para evitar este tipo de problema e descobrir quais as combinações livres, recomendamos utilizar o Ethervane Active Hotkeys.

1) Abra o programa e, no canto esquerdo da tela, selecione quais tipos de combinações devem ser analisadas. Pode-se verificar desde teclas únicas até combinações complexas entre elas – na hora de configurar o acesso a seus sites favoritos, recomendamos utilizar no mínimo duas teclas;

2) Depois de configurar os critérios de avaliação, clique em “Test Active Hotkeys” (Testar atalhos ativos) para exibir a lista completa dos atalhos disponíveis;

3) No lado direito da tela é exibida a lista completa de atalhos que seguem os critérios selecionados. Caso o programa indique um “No” (Não) abaixo do campo “Active?” (Ativo), significa que nenhum software utiliza aquele atalho, deixando-o livre para ser utilizado como forma de acessar seus sites favoritos.

Cupons de desconto TecMundo: