Dicas do Vista: aprenda a fixar atalhos no Menu Iniciar

3 min de leitura
Imagem de: Dicas do Vista: aprenda a fixar atalhos no Menu Iniciar

Muitas pessoas provavelmente não devem gostar de como o Menu Iniciar de seu computador é exibido no Windows Vista. Pensando nisso, resolvemos criar o presente artigo, pois assim, você que não sabe como personalizar o Menu Iniciar, poderá deixá-lo da maneira que mais achar conveniente.

Mãos à obra!

O primeiro passo é clicar com o botão direito em alguma área vazia da Barra de tarefas (aquela onde as janelas abertas são exibidas), ou do Menu Iniciar, para em seguida selecionar a opção “Propriedades”. Feito isso, uma janela aparecerá e será nela onde você poderá fazer com que o Menu Iniciar (e a Barra de tarefas) fique com a sua cara.

Aba “Menu Iniciar”

Nesta aba você poderá escolher se deseja o Menu Iniciar exibido da maneira “Clássica” ou não, escolha aquela que mais lhe agradar e clique em “Personalizar”. Outra opção existente na aba “Menu Iniciar” é a de exibir ou não os arquivos e programas abertos recentemente.

Agora defina quais itens serão exibidos, alguns comportamentos do menu e a maneira como certas opções serão exibidas. Em itens com as opções “Exibir como link/menu”, você poderá escolher se ele será somente um atalho para a pasta original, ou se as opções dele serão exibidas quando você passar o mouse por cima dele. Não há muito o que explicar para essas opções, pois o nome delas já descreve sua função.

Além disso, nessa janela você pode definir qual programa abrirá links de sites e qual abrirá links de emails, além de poder selecionar a opção “Usar Configurações Padrão” para consertar qualquer erro cometido por engano.

Aba “Barra de Tarefas”

Ela permite a você escolher como sua Barra de Tarefas será exibida, alguns de seus comportamentos, assim como a sua prioridade sobre janelas abertas. O interessante dessa parte é que assim que você altera alguma das configurações a figura acima das opções oferece uma visualização de como ficará sua Barra de Tarefas após a mudança.

Aba “Barra de Ferramentas”

Aqui será possível definir se a barra de “Início Rápido” será exibida ou não, bem como outras opções, todas igualmente acessíveis caso você clique sobre a Barra de Tarefas com o botão direito e mova o mouse para a opção “Barra de ferramentas”. Com a diferença de que na última existe a opção de inserir uma nova Barra de ferramentas, a qual não precisa constar na lista oferecida, podendo ser qualquer coisa desejada e que tenha sido feita especificamente para atuar como Barra de ferramentas.

Aba “Área de Notificação”

Tal parte permite alterar o comportamento dos objetos contidos na área do canto inferior direito do seu monitor, ao lado do relógio (conhecida como Barra de Sistema). Simplesmente escolha os ícones a serem exibidos nessa área e clique em “Personalizar...” para definir quais itens serão escondidos se inativos e quais não o serão.

Inserindo atalhos no Menu Iniciar

Realizar tal tarefa é simples, no entanto não funcionará para atalhos que designem objetos que não estejam especificamente em seu computador, ou seja, caso esse objeto esteja em algum computador ligado ao seu via rede ele não será “inserível” no Menu Iniciar.

Enfim, indo direto ao ponto: arraste aquilo que você desejar que tenha um atalho do Menu Iniciar para dentro dele e solte. Simples assim. Além disso, tal objeto pode ser desde uma planilha do Excel até uma opção do Painel de Controle, ou seja, escolha aquilo mais usado por você e seja feliz!

Outro método de inserir atalhos no Menu Iniciar é procurar por aquilo que você quiser que tenha um atalho nele através do campo de pesquisa, clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção “Fixar no Menu Iniciar”.

Por último, caso tenha inserido algo por engano em sua lista de atalhos do Menu Iniciar, ou simplesmente queira remover um atalho não mais usado que esteja lá, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção “Remover desta lista” ou “Tirar do Menu Iniciar”.

Para obter mais dicas sobre como alterar sua Barra de Tarefas no Windows XP que podem funcionar também no Vista, acesse o artigo “Personalizando sua Barra de Tarefas”.

Esperamos com este passo a passo ter ajudado àqueles que ainda não sabiam realizar as operações mencionadas acima. Caso tenhamos esquecido algo, você deseje acrescentar alguma informação ou mesmo dar uma sugestão, sinta-se livre para enviar um comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.