Como usar o Ctrl+V no Prompt de Comando

1 min de leitura
Imagem de: Como usar o Ctrl+V no Prompt de Comando

Um dos maiores incômodos de se trabalhar usando a janela de comando do Windows é o fato de o atalho Ctrl+V não funcionar ali, sendo preciso usar o mouse para acessar essa opção no menu principal, em Editar > Colar.

Apesar de ser possível fazer isso usando o teclado, com o atalho Alt+Space e as setas direcionais, esse método não é muito prático, já que a maior parte das pessoas que usa computador está muito acostumada com a combinação normal, o famoso Ctrl+V. Será que é possível fazer isso de outra forma? A resposta é sim, é possível.

Para que você possa usar o atalho Ctrl+V normalmente no Prompt de Comando do Windows, é preciso somente instalar o programa AutoHotkey e criar um script simples. Não sabe como fazer isso? Então siga os passos deste tutorial!

Cole o código na janela de edição do AutoHotkey para criar o script. (Fonte da imagem: Baixaki)

Primeiramente é preciso instalar o AutoHotkey no seu computador, e isso é rápido e seguro. Vá em "File" e clique em "Edit Script" para criar o atalho. É aberta então uma janela do Bloco de Notas e você pode apagar o que está escrito, colar (ou escrever) o seu script ali e salvar para executar quando for necessário. Para esse caso, cole no AutoHotkey o código a seguir:

#IfWinActive ahk_class ConsoleWindowClass
^V::
SendInput {Raw}%clipboard%
return
#IfWinActive

Salve o arquivo em algum lugar de fácil acesso e então pode fechar o programa. Da próxima vez que você for usar a janela de comando, abra o arquivo salvo (ele aparece na área de notificação apenas) e pronto, a mágica está feita. Tudo o que você copiar de outros locais pode ser colado no Prompt.

O atalho Ctrl+V funciona no Prompt com o uso deste script. (Fonte da imagem: Baixaki)

Note que as possibilidades de texto na janela de comando do Windows são bem limitadas, então é natural que esse script seja limitado também. Pode ser que ocorram problemas com quebras de linha, mas em geral esse código pode ser de grande ajuda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.