Como esconder janelas no Windows com atalhos

2 min de leitura
Imagem de: Como esconder janelas no Windows com atalhos

Manter uma organização no computador fica cada vez mais difícil a cada dia que passa. São tantos programas abertos ao mesmo tempo, com janelas de diferentes tamanhos espalhadas pela tela, que fica difícil visualizar apenas uma delas por vez (quem dirá acessar a Área de trabalho). Por isso, o Baixaki preparou um passo a passo com várias formas para você conseguir esconder os aplicativos que estiverem atrapalhando.

Área de trabalho em um piscar de olhos

Um método extremamente fácil para acessar sua Área de trabalho é através dos atalhos “Mostrar área de trabalho”, presentes nos Windows XP, Vista e 7, que minimizam todas as janelas abertas. Tudo que você precisa fazer é clicar no local indicado, de acordo com o sistema operacional utilizado por você:

  • XP/Vista: ícone de atalho que fica, por padrão, logo ao lado do “Iniciar”;
  • 7: retângulo no canto inferior direito da tela.

Vale lembrar que você só consegue “reverter a ação” no Windows 7, clicando uma segunda vez no botão. Já no XP/Vista, é necessário reabrir todas as janelas manualmente.

Espiando aplicativos

No caso de você usar o Windows 7, também é possível se aproveitar da interface Aero Peek para “espiar” a Área de trabalho, mantendo o mouse sobre o botão “Mostrar área de trabalho” por alguns momentos. Isso esconde todos os aplicativos que estão abertos até que você mova o cursor para outro lugar.

O mesmo método pode ser usado com qualquer programa do computador. Para isso, tudo que você precisa fazer é mover a seta até os ícones da Barra de ferramentas e deixá-la sobre o aplicativo desejado no pequeno quadro que é mostrado, o que faz todas as outras janelas ficarem invisíveis.

Escondendo a bagunça

Para quem usa o Windows 7, outra função útil da interface Aero é o “Shake”: ao arrastar uma janela de um lado a outro rapidamente, todos os outros aplicativos são automaticamente minimizados. Quando quiser restaurar os programas, basta repetir o processo anterior.

Pelo teclado

Se você é do tipo que prefere o teclado ao mouse, há também três atalhos que podem ser de grande ajuda:

  • Win+Home: minimiza todas as janelas inativas. Pressionar o atalho uma segunda vez restaura o estado anterior dos aplicativos;
  • Win+D: esconde todas as janelas. Pressionar o atalho uma segunda vez restaura o estado anterior dos aplicativos;
  • Win+M: minimiza todas as janelas.

Se tudo mais falhar...

Caso nenhuma das dicas anteriores funcione da forma que você gostaria, não precisa ficar desesperado. O Baixaki tem programas para todas as necessidades e não é dessa vez que vai ser diferente: basta clicar aqui para ver uma lista de aplicativos que permitem o controle das janelas de várias outras formas.

.....

E então, achou as dicas úteis? Deixe seus comentários com opiniões e recomendações de softwares da lista que você testou e aprovou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.