Asus vai embarcar AdBlock em todos os seus smartphones a partir de 2016

1 min de leitura
Imagem de: Asus vai embarcar AdBlock em todos os seus smartphones a partir de 2016
Imagem: DeviantArt

A partir de 2016, todos os celulares e smartphones fabricados pela Asus serão enviados aos consumidores com o AdBlock Plus instalado e ativado por padrão. O software poderá bloquear todo tipo de anúncio presente em páginas web acessadas a partir do navegador proprietário da Asus. Dessa forma, quem utilizar qualquer outro browser, como o Google Chrome ou Opera, não poderá usar o recurso.

É interessante notar que essa medida, como a própria existência do AdBlock, é muito polêmica. Muitos sites, jogos e plataformas online sobrevivem apenas com receitas de anúncios, e ter uma grande empresa como a Asus ajudando a minar seus ganhos é algo preocupante. A marca já tinha até anunciado que faria a inclusão do bloqueador em alguns modelos, mas agora fará isso em todos o futuros lançamentos.

Por um lado, eliminar todo tipo de anúncio pode ser bom para o usuário final, já que ele não precisa ficar lidando com propagandas excessivamente intrusivas. Mas isso também tem seu lado negativo. Além de não ajudar a plataforma que a pessoa acessa, já há especulação sobre a possibilidade de sites e serviços bloquearem o navegador da Asus em retaliação à empresa. Dessa maneira, não seria possível acessar vários endereços com o browser em questão.

Ainda assim, essa decisão não deve afetar a internet como um todo de forma muito impactante. Estima-se que somente 15 milhões de pessoas no mundo todo utilizem o navegador padrão da Asus com frequência pelo menos mensal, o que é muito pouco comparado com os líderes Chrome e Safari nesse segmento.

Você aprova ou desaprova a inclusão do AdBlock em todos os celulares da Asus em 2016? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.