ASUS anuncia placa-mãe compacta X99-M WS para servidores e workstations

1 min de leitura
Imagem de: ASUS anuncia placa-mãe compacta X99-M WS para servidores e workstations

A ASUS acaba de anunciar o lançamento de uma nova placa-mãe compacta no formato micro-ATX. Trata-se da X99-M WS, que deixa de lado as grandes dimensões para se adaptar a torres e gabinetes mais econômicos, sem abrir mão da qualidade no funcionamento. A placa já havia sido apresentada na Computex 2015, mas agora chega ao mercado internacional para oferecer novas possibilidades aos consumidores.

Esta placa X99-M WS da ASUS é baseada no chipset Intel X99 Express, sendo c ompatível com todos os processadores da linha Intel i7 Extreme e também com chips Xeon E5-1600 e Xeon E5-2600 v3. Quando chegamos às placas gráficas, é preciso mencionar que dispositivos NVIDIA e AMD são compatíeis com a placa da ASUS. Ela também conta com integração de USB 3.1, Wi-Fi 802.11ac e soquete M.2.

Apesar das dimensões reduzidas, a X99-M WS traz slots PCIe 3.0 e pode acomodar duas placas de vídeo nos modos CrossFireX ou SLI — sendo a primeira micro-ATX a oferecer este suporte. De acordo com a própria ASUS, isso foi feito para que profissionais que exigem mais potência gráfica possam trabalhar sem depender de computadores muito robustos. Ou seja: sem abrir mão das workstations reduzidas.

Também é necessário falar sobre o 5-Way Optimization. Este recurso exclusivo da ASUS foi criado para colocar dinamismo e otimizar aspectos essenciais do sistema em tempo real. A fabricante deixa claro que “os ajustes para excelência em desempenho são aplicados no processador, em economia de energia, estabilidade, sistema de resfriamento sem ruídos e configurações de redes e de áudio que são adaptados para aplicações preferenciais”.

Especificações técnicas

  • Chipset: Intel X99
  • Soquete: Intel Socket 2011-v3 Core i7
  • Suporte a processadores: Intel 22nm; Intel Turbo Boost; Xeon E5-1600; Xeon E5-2600; Intel Core i7-x
  • Memória: até 4 x DIMM; máximo de 64 GB DDR4; arquitetura quad-channel
  • Suporte GPU: NVIDIA; AMD; NVIDIA 2-way SLI; NVIDIA quad-GPU SLI; AMD quad-GPU CroosFireX; AMD 2-way CrossFireX
  • Slots de expansão: 40 linhas (3 x PCIe 3.0; 1 x PCIe 2.0); 28 linhas (3 x PCIe 3.0/2.0; 1 x PCIe 2.0)
  • Armazenamento: 8 x SATA 6 Gb/s; 1 x M.2 Socket 3
  • Wi-Fi: integrado 802.11ac
  • Bluetooth: integrado V4.0
  • Áudio: Realtek ALC1150 8-Channel High Definition Audio CODEC

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.