CEO da ASUS revela quando o robozinho Zenbo deve chegar às lojas

1 min de leitura
Imagem de: CEO da ASUS revela quando o robozinho Zenbo deve chegar às lojas
Imagem: BNext

Entre as várias novidades reveladas pela ASUS em sua apresentação na Computex 2016, o simpático robô Zenbo certamente foi uma das mais interessantes – e chamou a atenção até da presidente recém-eleita de Taiwan. Embora a empresa ainda não tenha dado uma data específica para o lançamento do fofo assistente, o CEO Jerry Shen disse ao CNET que o robozinho chegará às lojas dentro de 9 a 12 meses.

Com a previsão de disponibilidade entre abril e julho do ano que vem – sem considerar eventuais atrasos –, caem os boatos de que o Zenbo seria lançado ainda em 2016. De acordo com o executivo, a decisão de anunciar o robozinho com tanta antecedência foi estratégica para a ASUS, já que é necessário atrair desenvolvedores para que criem apps para a plataforma e, assim, criem um ecossistema robusto para quando o produto sair.

Ovo ou galinha?

“Se não tivéssemos anunciado o Zenbo, não conseguiríamos deixar uma quantidade suficiente de pessoas interessadas. É uma questão de o que vem primeiro, o ovo ou a galinha”, explica Shen, que admite que a decisão do timing da revelação é algo delicado. A questão da hora certa de revelar a novidade foi decidida junto ao presidente da ASUS, Jonney Shih.

O presidente da ASUS, Jonney Shih, apresentou o Zenbo durante a Computex 2016

Bryan Ma, analista do IDC Research, concorda que o robô precisa de softwares para se tornar viável e fazer sucesso. “A primeira coisa que pensei quando ele apareceu no palco foi que tipo de aplicativos estariam disponíveis. [O assistente] pode até ser fofo, mas a fofura não vai levá-lo muito longe se não houver apps”, disse o especialista.

Por enquanto, estima-se que o preço do Zenbo será de US$ 599 (cerca de R$ 2.156, em conversão direta). Quando o produto chegar às lojas, a ASUS promete que ele será capaz de andar independentemente pela casa, reconhecer rostos, brincar com crianças, ler histórias, ajudar com receitas culinárias e fazer ligações telefônicas. O resto depende dos desenvolvedores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.