Review: placa de vídeo ASUS RX 570 Strix OC

14 min de leitura
Imagem de: Review: placa de vídeo ASUS RX 570 Strix OC

O ano passou voando e, após o sucesso estrondoso da arquitetura Polaris, a AMD decidiu fazer um upgrade em suas placas de vídeo mais robustas.

Recentemente, a marca lançou as placas Radeon RX 570 e RX 580, que entregam desempenho ainda mais incrementado em projetos bastante similares.

Segundo a informação da fabricante, as novas placas chegam como uma solução para aqueles que já têm uma placa com mais de dois anos de uso e pretendem fazer uma atualização no PC, dando um passo para uma arquitetura recente e incrementada.

Basicamente, estamos tratando de um “rebranding”, nome comumente utilizado para designar estratégia de mudança de nome com poucos ajustes de peças ou especificações; ou seja, a nova RX 570 é uma placa muito parecida com a RX 470, mas apresenta melhorias pontuais que visam entregar alguns diferenciais em desempenho.

Ainda que a falta de um salto de geração possa incomodar alguns, podemos antecipar que essa estratégia não se mostra problemática. Na prática, uma placa similar à antecessora não significa uma pausa na evolução da tecnologia da marca. Muito pelo contrário: o mais recente chip gráfico tem atualizações pontuais que podem entregar benefícios durante a jogatina.

Para conferir um pouco dessa Polaris melhorada, a ASUS nos enviou a Radeon RX 570 Strix OC Edition. Trata-se de uma placa com 4 GB de memória RAM, com a tecnologia de refrigeração DirectCU II e overclocking de fábrica para uma performance elevada. Será que ela tem tudo de que você precisa para a jogatina pesada? Vamos conferir!

Especificações

Design de qualidade

A ASUS optou por um design muito similar ao da série ROG RX400 — algo que pudemos perceber quando comparamos a mais recente placa com a RX 480 Strix. A RX 570 Strix traz algumas mudanças específicas em seu desenho, mas muitos componentes e arranjos não foram alterados, garantindo uma identidade bastante coerente da nova peça com toda a linha de produtos.

A Radeon RX 570 Strix é uma placa um tanto compacta e com peso dentro do esperado para uma unidade na categoria dos intermediários. A carcaça plástica apresenta frisos, relevos, retas cruzadas e arranjos que compõem um visual ousado, no qual as ventoinhas se integram perfeitamente e o sistema de arrefecimento cobre os componentes de hardware.

Importante notar que, novamente, ao priorizar a ventilação, a ASUS limitou um tanto os incrementos no visual da placa. As ventoinhas são enormes e preenchem todo o espaço disponível, de modo que a personalização fica por conta dos adesivos nos próprios coolers. A lateral apresenta o logotipo "Strix" e o ícone ROG, que acende quando a placa está ligada.

Assim como outros produtos gamers da ASUS, esta Radeon também tem sistema de iluminação do tipo RGB, que pode ser personalizado com vários efeitos e cores. Há somente uma área luminosa, mas o visual fica bem distinto e pode ser sincronizado com outros LEDs do computador, graças à tecnologia AURA SYNC.

Infelizmente, ela não vem com backplate, o que deixa o hardware desprotegido, mas tal característica não surpreende, já que estamos tratando de uma placa intermediária. A ROG RX 570 Strix vem com duas saídas DVI, uma HDMI e uma DisplayPort, o que parece um pouco esquisito, dado que a maioria das placas são equipadas com mais portas DP.

Por conta das configurações de overclocking, esta ASUS traz um sistema de alimentação diferenciado. Na lateral, há um conector de energia de oito pinos, que se diferencia de placas mais simples, que podem trazer espaço para o componente de seis pinos.

Conheça a RX 570

A Radeon RX 570 é a nova placa de vídeo intermediária da família Polaris. Apostando no processo de fabricação de 14 nanômetros, a AMD pôde incluir 5,7 bilhões de transistores no processador, os quais são programados para trabalhar com clock elevado (a placa de referência roda com frequência base de 1.168 MHz e turbo de até 1.244 MHz).

Segundo a Radeon, assim como sua antecessora, a placa RX 570 é projetada especialmente para trabalhar com APIs de baixo nível, ou seja, que dão acesso direto ao hardware. Ela promete alto desempenho com jogos que já usam os novos recursos do DirectX 12 e do Vulkan.

Os incrementos na arquitetura Polaris permitiram um acréscimo no desempenho geral da placa, que sobe de 4,9 TFLOPS para 5,1 TFLOPS. Isso foi possível tanto pelo aumento no clock da GPU quanto pelas melhorias na memória de vídeo, que agora tem largura de banda ampliada.

Apesar de ser uma evolução em questão de performance, a RX 570 apresenta um retrocesso em termos de consumo de energia. A potência típica da placa (o famoso TDP) subiu de 120 watts para 150 watts. Isso não deve ser um grande tronstorno na conta de energia elétrica, mas é algo que vale ser mencionado de antemão.

AMD FreeSync

Já tem algum tempo que a AMD apresentou o FreeSync, que garante permissão à placa de vídeo para controlar a taxa de atualização do monitor, conseguindo, com isso, aumentar a fluidez das imagens. Trata-se de um sistema de sincronização incrementado, que funciona para evitar inconvenientes durante a jogatina.

Ao contrário do G-Sync, da NVIDIA, esse sistema não exige um hardware proprietário incluído no monitor para funcionar, pois o FreeSync aproveita as especificações do padrão DisplayPort para fazer isso. Contudo, você precisa ter um monitor capaz de oferecer essa tecnologia para ativá-la em sua placa de vídeo.

A Radeon RX 570 é uma placa intermediária que dá suporte total para essa tecnologia, portanto é uma boa opção para quem já pretende investir em um display mais robusto. Ela deve alcançar bom desempenho e, assim, pode aproveitar as altas taxas de atualização de monitores compatíveis, combinando perfeitamente com monitores que funcionam na faixa de 30 a 75 Hz.

Radeon Chill: a grande novidade da série RX500

Apesar de a atualização da série Polaris ser mais focada em melhorias de clocks, a AMD fez um esforço significativo para levar uma nova tecnologia que promete muitos benefícios ao jogador. A grande novidade das Radeon RX 570 e RX 580 é a tecnologia Radeon Chill, um recurso de software que visa diminuir o consumo excessivo de GPU sem afetar a experiência para o jogador.

Através de um algoritmo que monitora as atividades do usuário durante os jogos, o programa da Radeon pode determinar a velocidade das ações na tela. Assim, se o jogador ficar parado, o software percebe que quase tudo na tela não apresenta movimento e, automaticamente, reduz a carga de processamento para poupar energia.

Quando o usuário está no campo de batalha e há muitos elementos em ação na tela, o Radeon Chill responde de forma imediata para aumentar as taxas de frame e preservar a performance máxima para o jogador. Nessas ocasiões, o consumo pode voltar próximo ao normal, mas é possível que o algoritmo consiga poupar alguns recursos.

Os benefícios do Radeon Chill são ainda mais evidentes em jogos leves. Normalmente, uma placa de vídeo poderia processar um game simples a mais de 100 ou 200 fps, o que é um desperdício de recursos e energia, uma vez que o jogador não poderá aproveitar todos esses quadros. Assim, o software limita esse exagero, poupa energia e ainda mantém temperaturas mais baixas.

Sistema de refrigeração eficiente

Com o sistema de refrigeração Direct CU II, a ASUS RX 570 Strix roda com temperaturas próximas dos 70 graus na hora dos games. Os valores estão dentro do aceitável, e nem mesmo em testes mais estressantes vimos picos acima de 74 graus.

Com o programa FurMark, nós conseguimos atingir o pico máximo de 84 graus. Vale notar que, mesmo a ventoinha rodando a 100%, o ruído emitido é mínimo e não deve atrapalhar no dia a dia.

Em modo ocioso, a ASUS RX 570 Strix se sai muito bem, mantendo temperaturas próximas de 30 graus, com alguns picos de 35 graus.

Todos os testes foram realizados com o gabinete Corsair Carbide Series AIR 540, que é bem espaçoso e conta com várias ventoinhas. O ambiente para os testes tem temperatura controlada por ar-condicionado.

Testes de desempenho

Para conferir o desempenho da placa de vídeo em situações práticas, realizamos uma série de testes que você possivelmente faria em seu computador.

As configurações de vídeo foram definidas para o nível mais elevado, incluindo filtros, mas o V-Sync foi mantido desativado. Os testes são divididos em duas etapas: jogos e benchmarks sintéticos.

Máquina de testes

  • Sistema: Windows 10 Pro
  • CPU: Intel Core i7-6700K
  • Placa-mãe: GIGABYTE Z170-X Gaming G1
  • Memória: 16 GB RAM Corsair DDR4 2133
  • SSD: Intel 540 Series 480 GB
  • SSD 2: WD Blue 1 TB
  • HD: WD Blue 4 TB
  • Fonte: Corsair AX1500i

Jogos

Batman: Arkham Knight

O mais recente jogo da franquia do Homem-Morcego abusa do poder do chip gráfico, colocando o componente de vídeo sob grande estresse e testando a máquina com vários filtros e efeitos.

O game do Homem-Morcego funcionou perfeitamente na ASUS RX 570 Strix, com uma média excelente, que até ultrapassa os valores da versão padrão da RX 480. A taxa mínima apresentada acima foi o menor valor observado na execução do game, sendo que quedas são incomuns.

Deus Ex: Mankind Divided

O novo game da série Deus Ex tem novidades gráficas que prometem levar os componentes de vídeo ao limite. O jogo é um dos mais pesados que já vimos, sendo que nem mesmo placas mais robustas dão conta dele com todos os filtros ativados. Assim, nós rodamos os testes em nível máximo (na configuração Ultra), porém desativamos a opção MSAA.

O último game da série Deus Ex consome muitos recursos da placa e se mostra um verdadeiro desafio para a ASUS RX 570 Strix. O chip gráfico da Radeon executou os gráficos com boa performance na maior parte do tempo, mas tivemos uma ou duas quedas no benchmark do game, abaixo de 20 fps. Apesar disso, elas não se repetem muito na jogatina, e a média fica mesmo próxima de 40 fps.

Far Cry Primal

Para esta análise, resolvemos adicionar o benchmark de mais um jogo de FPS. O título em questão é Far Cry Primal, que tem qualidade visual estonteante e pode gerar grande estresse para placas intermediárias.

Apesar de as texturas de alta definição e os filtros representarem algum desafio para a RX 570, a nova placa da ASUS se mostrou muito preparada até para rodar o game na qualidade Ultra. A performance foi um tanto bizarra, com mínimas irregulares nas qualidades Alta e Média.

Outra característica bizarra do game foi o consumo maior de memória de vídeo na qualidade Muito Alta. Apesar desses casos estranhos, o desempenho da RX 570 foi surpreendente!

Ghost Recon: Wildlands

Outro jogo muito "pesado" é o novo Ghost Recon, que deu um trabalhão para a RX 570. Com cenários muito amplos, texturas de alta definição e uma enormidade de partículas, o game da Ubisoft consome muitos recursos da placa.

Na qualidade Ultra, em resolução Full HD, o game marca mínimas muito próximas da marca dos 24 fps. A média no Ultra é aceitável para uma placa intermediária, mas certamente não é um desempenho muito satisfatório. Além das limitações do chip gráfico, é importante notar que ela tem 4 GB de memória de vídeo, o que impacta bastante nesse jogo.

A experiência mais agradável pode ser obtida na qualidade Muito Alta ou Alta. A placa se mostrou um pouco incoerente em alguns casos, ao marcar mínimas de 35 fps na qualidade Alta, algo que não vimos na qualidade Muito Alta. Todavia, esse foi um caso excepcional, pois normalmente ela tem uma performance mais regular na qualidade Alta.

Grand Theft Auto V

Ainda muito querido pelos gamers, o jogo GTA V conta com uma quantidade absurda de detalhes que colocam muitas placas robustas sob grande estresse. Até mesmo a GTX 980 apresenta algumas quedas de desempenho, então não podemos garantir que a RX 570 terá a melhor performance nesse game.

Infelizmente, a ASUS RX 570 Strix não tem poder de fogo suficiente para encarar o GTA V na qualidade Ultra (com todos os detalhes definidos para os níveis máximos e filtros ativados). É importante ressaltar, no entanto, que partes dos engasgos se devem também à quantidade de memória limitada.

Entretanto, para uma verificação mais coerente, nós também rodamos esse jogo na qualidade máxima, mas, desta vez, sem o uso de filtros especiais. Nesta situação, a RX 570 da ASUS conseguiu marcar média de 73 fps, com quedas ocasionais para 35 fps e máximas que chegam a 110 fps. Bons números e uma jogatina bem satisfatória!

Middle Earth: Shadow of Mordor

Um dos jogos de maior sucesso dos últimos tempos é também ótimo para teste de poder gráfico. Baseado na série Senhor dos Anéis, ele conta com uma grande quantidade de elementos em cenário e pode representar um bom desafio em alguns momentos para os processadores gráficos.

O desempenho da ASUS RX 570 Strix no Shadow of Mordor foi bastante expressivo, mas as taxas mínimas perto de 30 fps nos deixaram preocupados. Essas situações não são recorrentes na jogatina, mas pode ser que alguns ajustes melhorem a performance geral. De qualquer forma, o salto é notável da geração passada da Polaris para a nova.

Rise of the Tomb Raider

Aproveitando a chegada do novo título da franquia Tomb Raider, nós resolvemos fazer alguns testes com placas que já estavam em nosso laboratório para compará-las com a ASUS RX 570 Strix, já que esse jogo tem visuais estonteantes e já utiliza o DirectX 12.

O resultado acima mostra a média de desempenho na qualidade máxima do jogo. Em nossos testes, percebemos que as mínimas para tal qualidade chegam a quase 15 fps, o que são números preocupantes. Basicamente, não há como rodar o game com tais configurações, então sugerimos desativar os filtros para uma experiência melhor — a média pode subir para 65 fps sem os filtros.

The Division

The Division consome muitos recursos do computador. O jogo aproveita muito bem vários filtros e tecnologias para entregar visuais de primeira. Um recurso presente nele é o sistema de benchmark automático, que permite rodar testes iguais em diferentes placas.

A ASUS RX 570 Strix rodou o jogo com boa performance em todas as qualidades e até com filtros ativados. Todavia, as quedas de performance são notáveis no perfil Ultra. Com performance muito similar à da GTX 1060 (usamos o modelo Mini com 6 GB de memória), ficamos satisfeitos com o desempenho desta Radeon.

Benchmarks

Os testes práticos (com jogos) mostraram que a ASUS RX 570 Strix tem muito poder para rodar os principais games com ótima performance. Todavia, para comprovar o real poder da placa, nós rodamos benchmarks sintéticos.

3DMark

Unigine

Vale a pena?

A série RX 500 chegou para conquistar jogadores que ainda não migraram para as novas gerações de placas de vídeo e buscam modelos incrementados, capazes de levar mais performance nos momentos mais cruciais. É claro que a tática de rebranding não é algo muito apreciado por muitos gamers, mas é inegável que a Radeon fez alguns progressos aqui ao conseguir atingir clocks mais altos.

Fica evidente, no entanto, que as melhorias pontuais custaram um incremento no TDP do produto, o que significa maior consumo de energia. Por outro lado, a fabricante fez um bom trabalho ao lançar uma nova tecnologia para tentar poupar recursos em algumas situações. O algoritmo Radeon Chill chega em boa hora, já que não afeta na jogatina e pode garantir benefícios ao jogador.

Falando especificamente da Radeon RX 570 Strix, temos aqui mais um ótimo projeto da ASUS. Com design agradável e muitas promessas, esta placa pode ser uma ótima opção para quem busca uma solução acessível para os games mais pesados. Gostamos do sistema de refrigeração, que garantiu o funcionamento perfeito e manteve as temperaturas baixas (mesmo sem ativar o Radeon Chill).

Pensando em desempenho, a ASUS Radeon RX 570 Strix OC é uma placa muito poderosa para a maioria dos jogos recentes. Em nossos testes, ela revelou performance excelente até mesmo para encarar muitos títulos na qualidade máxima e com filtros ativados.

O desempenho apresentado é tão elevado que ela chegou bem perto da RX 480. Isso mostra que tanto as melhorias da Radeon quanto as mudanças da ASUS resultaram em um ganho significativo para o jogador. Claro, parte da boa performance também pode ser resultante dos novos drivers, mas é inegável que esta é uma ótima placa de vídeo.

A complicação das placas Radeon da série RX 500 está no preço. Enquanto elas chegam com muitas promessas, também têm valores salgados pelo fator "novidade", o que dificulta a saída do produto. Em nossas pesquisas, encontramos a RX 570 Strix por valores que variam de R$ 950 a R$ 1,1 mil (dependendo do método de pagamento e da loja).

Ocorre que há versões da Radeon RX 480 — que tem hardware mais poderoso — em promoção por R$ 920 (a placa de 4 GB). Outra dificuldade para a nova RX 570 é a competição com a GTX 1060 de 3 GB, que está disponível por apenas R$ 880 em algumas lojas. Nesse cenário, a RX 570 da ASUS deve encontrar dificuldades, já que custa mais e tem uma performance muito similar.

Gostamos bastante do projeto desta placa da ASUS e recomendamos o produto pelos ótimos resultados apresentados. Todavia, se você é fã da marca e quer muito comprá-la, talvez seja melhor aguardar uma promoção, já que atualmente vale mais a pena optar por uma RX 480.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.