A ASUS inaugurou no Brasil uma nova família de smartphones, mais básica do que a dos Zenfones. O “ASUS Live” é o primeiro dessa linha, mas ele não traz nada muito diferente no que diz respeito ao software; a Zen UI continua aqui e sem nenhuma grande alteração. O que mudou mesmo foram o design e a abordagem da marca quanto aos componentes internos.

Basicamente, a empresa escolheu elementos mais baratos para baixar o custo final do Live sem comprometer tanto a usabilidade. Por isso, ele conta com um processador MediaTek, um display básico, botões de navegação diretamente na tela e câmeras bem simples.

Atualmente, você consegue comprar o ASUS Live no comércio virtual brasileiro por algo entre R$ 650 e R$ 750, mas será que vale a pena investir isso em um “aparelho de baixo custo” da ASUS? Confira nossa opinião e descubra.

Versão do Sistema OperacionalAndroid 5.1 LollipopAndroid 6.0 Marshmallow
Tipo de TelaLCD IPS com 16 milhões de coresLCD IPS com 16 milhões de cores
Tamanho de Tela5 polegadas5 polegadas
Resolução de Tela1280 X 720 pixels1280 X 720 pixels
ChipsetMediatek MT6580Mediatek MT6735
Memória RAM2 GB de RAM1 GB de RAM
Armazenamento Interno16 GB16 GB
Cartão de MemóriamicroSD, expansível até 64 GBmicroSD, expansível até 32 GB
Câmera Traseira8 MP, abertura f/2.0, com resolução máxima de 3264 x 2448 pixels8 MP, com resolução máxima de 3264 x 2448 pixels
Capacidade de Bateria2070 mAh2045 mAh

Desempenho

Quando ligamos o ASUS Live pela primeira vez, o dispositivo parecia ser uma grande decepção. Havia muitos pequenos travamentos, lag na interface e dificuldade para alternar entre apps. Felizmente, havia uma atualização de software disponível naquele momento e, depois de instalá-la, não enfrentamos mais nenhuma dificuldade desse tipo.

Na verdade, o aparelho funcionou muito bem no decorrer dos nossos testes, sem nenhum momento de lentidão perceptível ou qualquer problema do tipo. Naturalmente, o celular não é um top de linha e, por isso, não consegue rodar os games mais pesados da Google Play adequadamente. Ainda assim, títulos intermediários, como Horizon Chase, Angry Birds 2 e Plants vs. Zombies, funcionaram sem nenhum tipo de engasgo.

Notamos, entretanto, que o celular não parece lidar muito bem com títulos que requerem muitos toques na tela repetidamente ou que precisam que você mantenha o dedo pressionado por muito tempo em alguma região. Por alguma razão, os controles desses jogos pareciam deixar de funcionar de vez em quando.

Para o uso cotidiano, entretanto, não enfrentamos nenhuma situação parecida. É possível usar mensageiros, apps de redes sociais e navegar na web tranquilamente sem maiores dificuldades, mas usar o Chrome ou o navegador-padrão da ASUS pode ser uma experiência um tanto lenta. Isso fica evidente nos benchmarks.

Benchmarks

Para a realização desta análise, submetemos o Live a seis aplicativos de benchmark. São eles: 3D Mark (Ice Storm Unlimited), AnTuTu Benchmark 6, Basemark X, GFX Bench (T-Rex HD Off Screen e T-Rex HD On Screen), Vellamo Mobile Benchmark (HTML5 e Metal) e PC Mark (Work Battery Life).

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O teste Ice Storm Unlimited, do 3D Mark, é utilizado para fazer comparações diretas entre processadores e GPUs. Fatores como resolução do display podem afetar o resultado final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

AnTuTu Benchmark 6

Um dos aplicativos de benchmark mais conceituados em sua categoria, o AnTuTu Benchmark 6 faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Os resultados são somados e geram uma pontuação final. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Basemark X

O Basemark X tem como foco principal mensurar a qualidade gráfica dos dispositivos. Baseado na engine Unity 4, o app aplica testes de alta densidade, mostrando qual dos aparelhos se sai melhor na execução de jogos. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

GFX Bench (T-Rex HD)

O GFX Bench é voltado para mensurar a qualidade gráfica. Isso inclui itens como estabilidade de desempenho, qualidade de renderização e consumo de energia. Os resultados são revelados em média de frames por segundo (fps). Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo Mobile Benchmark aplica dois testes ao aparelho: HTML5 e Metal. No primeiro deles, é avaliado o desempenho do celular no acesso direto à internet via browser. Já no teste Metal, o número final indica a performance do processador. Quanto maior a pontuação, melhor é o desempenho.

PC Mark (Work Battery Life)

Este teste simula a forma como o usuário comum utiliza seu smartphone durante o dia. Ou seja, o app faz o aparelho navegar pela internet, executar vídeos, lidar com apps de sociais e outras tarefas similares durante várias horas. No fim, o benchmark diz quantas horas o aparelho consegue durar com uma só carga, considerando apenas o tempo de uso efetivo.

Design

O ASUS Live tem um design bem diferente do que estamos acostumados a ver nos aparelhos das linhas Zenfone e Phonepad. Ele conta com linhas diferenciadas, assim como materiais e acabamentos distintos. Ele não tem aquele plástico brilhoso que imita aço escovado na parte de trás, mas chama atenção pelos detalhes coloridos das laterais, o que inclui os botões de volume e de energia.

Na parte da frente, não há os tradicionais botões capacitivos da ASUS; eles foram movidos para a tela do celular, o que deixa o visual mais neutro. Contudo, o alto-falante para chamadas tem uma saída enorme acima da tela, o que compromete a coerência estética dele.

Por fim, estamos falando de um dispositivo simples no campo do design, que não deve chamar atenção de quem dá muita importância para esse aspecto ou de quem preza por um acabamento premium. Essa não é realmente a proposta do Live, que quer ser um aparelho relativamente barato e funcional.

Tela

O display do ASUS Live é construído no padrão IPS LCD, o que lhe garante bons ângulos de visão, ideal para compartilhar com amigos o que está se passando na tela ou mesmo para ver o conteúdo quando o celular está posicionado em uma mesa, por exemplo, sem perder qualidade de cor. Isso é importante especialmente porque o ASUS Live tem TV digital com resolução HD.

Bordas excessivamente grandes deixam o dispositivo menos portátil

Essa tela mede 5 polegadas na sua diagonal e tem resolução HD, 1280x720. Isso garante a ele 293 ppi de densidade, que é quase o suficiente para que o olho humano não identifique mais a pixelização do display. O tamanho também é ideal para proporcionar portabilidade e espaço em tela, mas as bordas excessivamente grandes do dispositivo deixam essa qualidade escapar.

A reprodução de cores é OK para um smartphone dessa faixa de preço, mas ele normalmente deixa os tons mais escuros meio lavados ou esbranquiçados. Tons mais claros também tendem a perder a sua aparência vívida. Os níveis de brilho são bons para ambientes internos, mas podem não ser suficientes para quem usa muito o aparelho na rua, sob a luz do sol. Nesse caso, a tela pode ficar sempre mais escura do que o desejado.

Software

Esse smartphone vem com o Android Lollipop 5.1 instalado de fábrica, com a interface Zen UI da ASUS por cima. Essa versão do sistema operacional da Google já tem quase dois anos de lançamento, o que é muito ruim para o consumidor, que não pode aproveitar as novidades das últimas versões do Robô. Vale lembrar que a versão Marshmallow 6.0 já está para ficar ultrapassada, pois a Nougat 7.0 deve ser lançada nas próximas semanas.

Caso a ASUS não tenha um plano de atualização para esse modelo, é possível que você compre um celular com software de dois anos atrás e fique com ele para o resto de sua vida útil. Fora isso, a personalização da fabricante é conhecida por ser bem “pesada”, no sentido de mudar muita coisa sobre a interface padrão do Android.

O design dessa Zen UI está longe de ser bonito

O design dessa Zen UI está longe de ser bonito, pois tem um aspecto datado e pouco atraente, mas ainda oferece algumas funcionalidades extras interessantes. O Zen Motion, por exemplo, permite tirar uma captura de tela e adicionar isso a um lembrete com apenas uma sacudida.

Sempre que você instala algum novo app, Zen UI também organiza automaticamente esse item de acordo com sua categoria ou pergunta para você em que pasta o app deve ser realocado.

Por outro lado, há muitos apps pré-instalados de fábrica que não precisavam estar no sistema, assim como alguns redundantes a apps nativos da Google.

Câmeras

A câmera traseira do ASUS Live consegue resultados intermediários em boas condições de luz, mas você não deve depender muito dela quando a noite cai. As fotos com pouca luz normalmente ficam com bastante ruído, e objetos em movimento viram enormes borrões.

Sob a luz do sol, entretanto, você até consegue bons resultados se tiver paciência para lidar com o foco e os modos de captura. Uma dica é sempre usar o modo HDR para obter cores mais vivas.

A câmera frontal, entretanto, sempre produz fotos muito ruins. As imagens ficam tão terríveis que é melhor você esquecer que ela existe. Quem sabe dá para usar em chamadas de vídeo no Skype, por exemplo, mas só isso.

Todas as fotos que fizemos com essa câmera ficaram processadas excessivamente, e o rosto das pessoas apresentou um efeito muito artificial, mesmo sem usarmos nenhum modo específico ou efeito no software da câmera. Dá a impressão de que a pessoa caiu em um balde de maquiagem antes de tirar a foto. Portanto, esse aparelho é uma péssima escolha para quem gosta de selfies.

Bateria

A autonomia de bateria do ASUS Live é relativamente boa. Em nossos testes com o PC Mark, ele conseguiu durar 5 horas e 35 minutos no benchmark Work Battery Life, que simula quanto tempo um aparelho consegue ficar realmente funcionando nas mãos de um usuário comum, sem contar o tempo que ele passa com a tela desligada.

O ideal seria pelo menos 6 horas nesse teste; porém, considerando que estamos falando de um celular relativamente barato e pequeno, isso não chega a ser um ponto negativo. Em nossos testes cotidianos, ele sempre conseguiu durar um dia de trabalho inteiro longe das tomadas, isso servindo como telefone principal do testador.

TV e Rádio

Entre os principais trunfos do Live, temos a TV digital com resolução HD. Boa parte dos dispositivos portáteis que contam com TV digital possui resoluções bem inferiores à HD, que é o máximo transmitido pelas emissoras nesse padrão. Em nossos testes, o aparelho conseguiu lidar com vários canais muito bem, sem enfrentar congelamentos de imagem ou problemas de recepção.

A maioria dos smartphones com TV digital tem recepção com baixa resolução. No Live, a TV é HD

Curiosamente, todos os canais identificados ficaram duplicados na lista de emissoras, e notamos também que alguns canais disponíveis no formato digital em Curitiba não foram sintonizados. Para funcionar, a TV do ASUS Live requer que você conecte uma pequena antena na saída para fones de ouvido.

O rádio desse smartphone funciona muito bem e só precisa do fone de ouvido como antena. Esse acessório, assim como todos os outros na caixa, é de boa qualidade, melhor do que esperávamos para um celular intermediário. Tanto o software da TV quanto o do rádio são muito amigáveis e simples de usar.

Vale a pena?

O ASUS Live é um smartphone básico, mas que consegue entregar uma experiência bem aceitável para o usuário. Depois da atualização de software que recebemos no primeiro dia de uso, ele funcionou muito bem em nossos testes no que tange ao desempenho.

Os únicos pontos realmente fracos são a câmera frontal, que faz fotos horríveis, e o Android desatualizado, que pode deixar você sem usar as últimas novidades do Robô. Contudo, como ele custa a partir de R$ 656 no varejo online, dá para relevar esses dois problemas.

Mesmo assim, existem ofertas similares de outras marcas, como o Neffos C5 e o LG K8, que entregam experiências melhores de uso. Os trunfos do Live incluem o fato de ser dual-chip e ter TV digital com resolução HD e rádio FM, o que normalmente agrada ao consumidor brasileiro. O ASUS Live certamente não é o melhor smartphone da sua faixa de preço, mas ele tem bons diferenciais, e, por isso, vale a pena considerá-lo na hora da compra.

                            Você pode adquirir este smartphone na Cissa Magazine

Cupons de desconto TecMundo: