Galeria: você já 'viu' ondas sonoras sob luzes de neon?

1 min de leitura
Imagem de: Galeria: você já 'viu' ondas sonoras sob luzes de neon?

Quando se fala em ondas sonoras, todo mundo espera de fato ouvir alguma coisa, afinal, trata-se de som. Contudo, é possível “ver” esse fenômeno natural agindo em alguns ambientes que o tornam mais palpável. O fotógrafo Linden Gledhill resolveu explorar essa possibilidade usando um alto-falante acoplado a um amplificador, que, por sua vez, estava conectado a um PC. Ele colocou um recipiente de água sobre a saída de som e conseguiu as belas imagens que você confere aqui.

Para que as ondas ficassem assim coloridas, ele colocou luzes neon de cores diferentes direcionadas para a água e ainda usou um anel de LEDs brancos para iluminar a situação toda, a fim de possibilitar a fotografia.

Os resultados são realmente impressionantes, sendo possível ver a interação das ondas sonoras com a água quase que de forma tridimensional. Note que parece haver tubos saindo da parte central de algumas imagens indo em direção às laterais.

Ainda assim, isso não quer dizer que Gledhill é o primeiro artista ou fotógrafo a realizar um trabalho como esse, utilizando princípios da cimática, o estudo das ondas pela sua interação com um meio. Na verdade, procedimentos desse tipo são até comuns em várias formas de arte, mas os resultados são sempre muito diferentes.

Confira demais fotografias do artista aqui.

Os robôs serão capazes de pintar obras de arte no futuro? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.