Conheça o projeto que recria pinturas clássicas em 3D para pessoas cegas

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o projeto que recria pinturas clássicas em 3D para pessoas cegas

As impressoras 3D parecem realmente ter chegado para revolucionar o mundo. Nós já publicamos aqui no Mega Curioso algumas das maravilhas que esses equipamentos vêm proporcionando, principalmente à Medicina. Nós mostramos isso na matéria da menina que nasceu sem nariz e vai receber uma prótese feita nessas impressoras, também abordamos as próteses de ossos de titânio que foram implantadas em um paciente, e até os novos medicamentos que foram produzidos nessas máquinas.

Certamente, há muito o que evoluir e diversos outros aprimoramentos a serem feitos, abrindo ainda mais os olhos da humanidade para as maravilhas que as impressoras 3D podem proporcionar. Mas falando em olhos, esse é outro ponto que pode ser afetado positivamente por essas máquinas. Não em específico para os órgãos em si, mas, mais precisamente, para aquelas pessoas que não possuem a visão, e costumam, como se diz, “enxergar com as mãos”.

Esse é o intuito do Unseen Art Project (Projeto de Arte Invisível), criado pelo designer Marc Dillon, de Helsinque, na Finlândia. Ele está utilizando a impressora 3D para ajudar as pessoas cegas a conhecerem pinturas clássicas de artistas famosos, como a eterna Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Com imagens tridimensionais dessas obras, impressão com base feita de areia e qualidade incrível, essas pessoas têm agora a oportunidade de realmente conhecer e sentir a expressão que os artistas impuseram aos seus grandes trabalhos.

Exposição das “pinturas 3D” em galerias de arte

A alta qualidade das impressões 3D pode permitir que esse material fique exposto em galerias de arte espalhadas pelo mundo, atraindo um público que não costuma aproveitar tanto uma visita esse tipo de local. “Seria uma revolução conseguir com que as pessoas cegas passem a visitar as galerias de arte, um local que geralmente é odiado por eles por não terem nada em que possam tocar”, explicou o designer.

Em um vídeo sobre o projeto, a explicação é clara: “Imagine que você não sabe como é o sorriso da Mona Lisa ou os girassóis de Van Gogh, mas sabe que eles existem e vive ouvindo outras pessoas falando sobre eles. Essa é a realidade para milhares de pessoas que são cegas”. Dillon está arrecadando dinheiro para criar um depósito online para que os artistas possam enviar suas obras em formatos 3D. Assim, qualquer pessoa que possuir uma impressora dessas poderá ter contato com a arte no formato tridimensional.

Segundo o site Bored Panda, o apelo do Unseen Art Project é único, mas não é pioneiro no sentido de ajudar os cegos com impressões 3D. Essa tecnologia também já está sendo utilizada para imprimir fotografias e eternizar momentos, além de possibilitar que mulheres cegas grávidas tenham contato com o ultrassom tridimensional de seus filhos.

Veja mais imagens das obras e assista a um vídeo que mostra a reação de uma mulher ao ter contato com o rosto da Mona Lisa impresso em 3D:

Qual recurso possibilitado pela impressora 3D você acha o mais interessante? Comente no Fórum do Mega Curioso

Via Mega Curioso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.