Artista cria esculturas de insetos com partes velhas de eletrônicos

1 min de leitura
Imagem de: Artista cria esculturas de insetos com partes velhas de eletrônicos
Imagem: Julie Alice Chappell

A artista britânica Julie Alice Chappell achou uma alternativa interessante para placas de circuito e outras peças descartadas de eletrônicos usados. Ela criou esculturas de vários insetos utilizando esses materiais — e o resultado você confere na galeria de imagens.

Julie começou com o trabalho anos atrás, quando encontrou uma grande caixa de eletrônicos em uma fundação beneficente na Inglaterra. Logo, ela percebeu que algumas das peças se pareciam com patas de formigas, mas não chegou a criar nada profissionalmente (somente como brincadeira, com a ajuda dos filhs). Um tempo depois, quando ela já fazia parte de um programa universitário de artes, a artista se deparou novamente com a caixa e resolveu colocar a mão na massa.

Após assistir a documentários sobre natureza e biodiversidade e trocar ideias com cientistas que criavam robôs com diferentes circuitos (que mais tarde seriam descartados), nasceu a exposição "Computer Component Bugs". Além de robôs e computadores velho, Julie reutiliza placas de vários consoles de diferentes gerações da Nintendo.

"Os pedaços reciclados de recusa cultural que estão em meu trabalho representam um encontro direto com as desculpas da vida moderna, iluminando os perigos da obsolecência planejada e o e-lixo no ambiente. O trabalho mostra uma beleza estética ao mesmo tempo em que oferece um discurso sócio-político, em uma tentativa de recuperar o lixo e a destruição natural, na beleza da arte visual", relata a artista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.