A combinação das redes sociais com os smartphones permitiu que as pessoas compartilhassem suas fotos com os amigos de forma instantânea. Foi exatamente nesta época que surgiu um fenômeno que mais tarde seria reconhecido com palavra do ano: o selfie.

Aproveitando esta tendência, a Galeria Nacional de Arte Moderna (GNAM) resolveu criar uma espécie de concurso cultural para que os seus visitantes tirem fotos do próprio rosto em frente às obras em exibição. O objetivo do museu italiano é aumentar o interesse dos jovens pela arte e divulgar o patrimônio cultural através de uma forma diferenciada.

Identificada pela hashtag #Selfiedautore (traduzindo, selfie do autor), esta campanha ocorrerá até o dia 6 de janeiro de 2015. A ideia veio de uma parceria entre a Associação de Amigos da Arte Moderna (AAAM).

Todas as fotos dos participantes deverão ser enviadas ao email gnam.contest@gmail.com com o seguinte assunto: #selfiedautore. As 50 fotos selecionadas serão utilizadas em um vídeo, que por sua vez será publicado no perfil da GNAM. Para mais detalhes, acesse o site oficial do museu (em italiano).

Selfie artístico

Segundo Maria Vittoria Marini Clarelli, diretora da GNAM, "através deste projeto, podemos compreender se na escolha da peça prevalece o interesse específico de cada um pelas obras de arte ou como cada um vê a si mesmo".

Este concurso cultural também está ligado à outra campanha que será apresentada pelo museu através do Twitter em janeiro de 2015, com o intuito de realizar uma aproximação maior dos visitantes com as obras através de um breve comentário feito no microblog.

Para atrair ainda mais o interesse do público, o museu italiano contará com a presença do ator italiano Alessando Preziosi, que vai auxiliar na divulgação da campanha com um selfie na GNAM.

Cupons de desconto TecMundo: