Pendrives nas paredes das ruas de Nova Iorque

1 min de leitura
Imagem de: Pendrives nas paredes das ruas de Nova Iorque

Um dos pendrives públicos de Bartholl

Fonte: Aram Bartholl

Aram Bartholl, arquiteto e artista plástico alemão que mora em Nova Iorque, inseriu conectores USB nas paredes de alguns locais da Big Apple. O artista espera que os transeuntes conectem seus computadores a esses pendrives e copiem arquivos deixados ali por anônimos.

De acordo com Bartholl, a idéia para o projeto veio dos dead drops, expressão em inglês para designar um local onde dois espiões trocavam informações ou efetuavam pagamentos, sem nunca se encontrar.

Nos dead drops de antigamente, além de deixar o dinheiro ou os documentos que estavam sendo repassados, o espião também precisava sinalizar de alguma forma que o “material” já estava disponível para coleta. Por isso faziam um rabisco com giz na parede ou colavam um chiclete no poste próximo ao local, por exemplo.

Originalmente foram criados cinco pontos de troca disponíveis em Nova Iorque, mas um deles, que estava no New Museum, foi destruído por vândalos, de acordo com uma notícia no blog do autor. O artista planeja expandir a ação, aumentando o número de portas USB nas ruas e exportando a iniciativa para outras cidades. Cada dead drop tem um arquivo chamado readme.txt, no qual estão as regras de uso da instalação.

Você plugaria seu netbook em um pendrive público?

Fonte: Aram Bartholl

Quem gostou da ideia e ficou com vontade de colaborar, pode fazê-lo livremente, já que o projeto está aberto a colaborações. Basta acessar o site de Aram e ler as regras e o tutorial de como instalar seus próprios pontos de compartilhamento USB por aí.

Bartholl é famoso por suas obras que abordam o impacto da era digital na sociedade e a relação entre os dados que trafegam pela internet e a vida real. Entre os seus trabalhos estão Map, que trazia para as ruas o ícone de localização do Google Maps, e Tweet Bubble Series, roupas criadas para exibir os últimos tweets de quem estiver vestindo-as. Além disso, Bartholl também ensina como fantasiar o seu veículo de carro do Google Street View.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.