(Fonte da imagem: Reprodução/Google Art Project)

Além de permitir a visita a obras de arte expostas em museus, o Google Art Project quer provar ao mundo que a beleza pode surgir em qualquer lugar. Prova disso é a inclusão no serviço de diversas expressões artísticas encontradas nas ruas e viadutos da cidade de São Paulo.

Ao todo, são 189 obras de 36 artistas que variam entre pinturas, grafites e composições feitas com azulejos, entre outros métodos. Os temas variam bastante, passando por pinturas que retratam a vida de prisioneiros, homenagens ao game Space Invaders e desenhos que fazem referência a ícones da cultura popular.

Arte urbana na internet

Além da variedade de técnicas e temas utilizados, chama a atenção o fato de que nem sempre é possível obter informações concretas sobre o que é exibido pelo site. Muitos dos grafites e pinturas não possuem um autor indicado, tampouco contam com título que expliquem qual é o tema retratado pelo autor.

O que incomoda no projeto é a forma discreta como a localização de cada obra é apresentada. Para obter essa informação, é preciso selecionar uma das opções disponíveis e depois clicar no campo “Detalhes” e em seguida selecionar “Mapa” para finalmente descobrir o local de São Paulo em que ela é exibida.

Cupons de desconto TecMundo: