Quem foi Mona Lisa? Software pode chegar à resposta deste e outros mistérios das artes

1 min de leitura
Imagem de: Quem foi Mona Lisa? Software pode chegar à resposta deste e outros mistérios das artes

Sistema poderá dizer se são a mesma pessoa (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão criando um novo projeto para identificar as “inspirações” para algumas das obras de arte mais famosas do mundo. Para isso, estão adaptando um software utilizado para a identificação facial de terroristas, que poderá ser usado como um sistema de varredura em retratos pintados por artistas – especialmente, os renascentistas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o projeto chamado FACES (Faces, Art and Computerized Evaluation Systems, ou Faces, Artes e Sistemas de Avaliação Computadorizada), é isso que os pesquisadores pretendem fazer. O objetivo principal do projeto é identificar as pessoas que foram pintadas e até hoje seguem sem identificação.

Isso resolveria uma série de enigmas relacionados ao mundo das artes – alguns que já duram séculos, como é o caso da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. E existem várias outras obras que passam pelo mesmo. A base para a pesquisa está em teorias que afirmam que as pessoas pintadas possuíam relevância social nos locais que habitavam – afinal de contas, não era nada barato encomendar pinturas.

Como é realizada a identificação?

Teoricamente, todas as pessoas pintadas no período renascentista eram muito conhecidas. Com as crises econômicas que atingiram a Europa por várias vezes, muitas famílias foram obrigadas a vender todas as obras de arte que possuíam, o que incluía os retratos de seus antepassados. Nisso, perderam-se muitas identidades.

Garota com Brinco de Pérola, de Johannes Vermeer (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O que o FACES pretende fazer é utilizar bancos de dados com obras já identificadas e até mesmo bustos e máscaras mortuárias de prováveis homenageados, fazendo com que o software realize os cruzamentos até chegar a um resultado satisfatório. Atualmente, o software só consegue realizar varreduras em 2D, mas a Universidade da Califórnia trabalha arduamente para mudar isso.

Caso esse mecanismo funcione, é possível que em alguns anos vários mistérios das artes sejam resolvidos. Já imaginou como seria descobrir a real identidade da Mona Lisa (há teorias que afirmam que ela é o próprio Leonardo da Vinci)? Ou então quem é a famosa “Garota com Brinco de Pérola” pintada por Johannes Vermeer.

Fonte: Daily Mail

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.