Cientistas holandeses identificam nova obra de Rembrandt

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas holandeses identificam nova obra de Rembrandt

(Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Reuters. Por Liza Jansen - Uma pintura conhecida como "Homem velho com barba" foi identificada como sendo obra do artista holandês Rembrandt, graças à descoberta de uma imagem escondida por baixo da tinta.

A pintura, pertencente a um colecionador particular, retrata a cabeça de um homem idoso com tufos de cabelo branco e uma barba branca. O professor Joris Dik, da Universidade Delft de Tecnologia, disse à Reuters que técnicas de raio-X haviam revelado um esboço de auto-retrato do artista debaixo da imagem do homem.

Ernst van de Wetering, especialista holandês em Rembrandt, disse que a pintura foi feita com uma técnica muito semelhante àquela usada por Rembrandt quando vivia em Leiden, em 1630. Segundo o especialista, uma imagem idêntica de um homem idoso aparecia em uma reprodução datada em 1633, com uma inscrição indicando a autoria do artista -- mais provas de que a pintura foi de Rembrandt.

A obra será emprestada ao Rembrandthuis, ex-residência e estúdio do artista em Amsterdã, e estará em exposição entre maio e julho do próximo ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.