Fujifilm desenvolve fita magnética com 5 terabytes de armazenamento

1 min de leitura
Imagem de: Fujifilm desenvolve fita magnética com 5 terabytes de armazenamento

Cartuchos StorageTek T10000C

Fonte da imagem: Oracle / Divulgação

Fevereiro viu o início da venda, pela Oracle, dos cartuchos StorageTek T10000C, equipados com a fita magnética desenvolvida pela empresa japonesa. Voltados para o mercado empresarial com sistemas mainframe, a nova tecnologia apresenta capacidade cinco vezes maior do que a do modelo anterior, o StorageTek T10000B.

Alegando ter a maior capacidade do mundo, a fita existente nestes cartuchos é produzida com um composto magnético de bário e ferro (BaFe) para gravação de dados. Essa substância consegue manter suas características magnéticas através da força de coerção, que em fitas comuns – que utilizam material magnético metálico – tornam-se fracas demais pela diminuição do tamanho das partículas.

Segundo a Fujifilm, além da microparticulação do material, o BaFe também mantém melhores características de frequência e de ruído quando comparado com os compostos utilizados na maioria das fitas de armazenagem.

A empresa também melhorou a construção do cartucho, permitindo a colocação e retirada do equipamento no drive correspondente até 25.000 vezes ou mais. Cada cartucho pode manter sua estabilidade de armazenagem por até 30 anos, graças à natureza estável do composto BaFe, que diminui o impacto ambiental no funcionamento das fitas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.