Medo! DARPA desenvolve projétil que corrige trajetória para atingir o alvo

1 min de leitura
Imagem de: Medo! DARPA desenvolve projétil que corrige trajetória para atingir o alvo
Avatar do autor

Ser um inimigo do exército norte-americano está ficando cada vez mais perigoso. Graças a várias ideias desenvolvidas (ou ainda em andamento) da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, da sigla em inglês), o combate ao crime tende a ficar cada vez mais fácil para os soldados estadunidenses. Uma verdadeira prova disso são as balas teleguiadas em desenvolvimento pela Agência.

O projeto chamado de EXACTO (sigla para Extreme Accuracy Tasked Ordenance que, em tradução livre, poderia ser traduzido para Munições Munidas de Extrema Precisão) é encarregado de desenvolver projéteis que são capazes de perseguir seus alvos. “O sistema EXACTO visa melhorar a eficácia dos atiradores e aumentar a segurança da tropa, permitindo maior alcance de disparo e redução do tempo de reação do alvo”.

O seu funcionamento é bastante simples de entender: sensores ópticos que estão na ponta do projétil são responsáveis por captar informações do “voo” da bala. Já um sistema interno é faz com que o objeto em movimento corrija sua trajetória durante o caminho até o alvo. Detalhes específicos de como isso acontece obviamente não foram revelados.

O vídeo abaixo mostra um teste realizado pela DARPA há alguns meses e comprova a eficácia do sistema. Foi utilizado um rifle de calibre .50 para a realização dessa façanha e, de acordo com informações do site oficial da Agência, o EXACTO ainda está em suas fases iniciais de desenvolvimento, mas mostrando grandes avanços na pesquisa.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Medo! DARPA desenvolve projétil que corrige trajetória para atingir o alvo