Ser um inimigo do exército norte-americano está ficando cada vez mais perigoso. Graças a várias ideias desenvolvidas (ou ainda em andamento) da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, da sigla em inglês), o combate ao crime tende a ficar cada vez mais fácil para os soldados estadunidenses. Uma verdadeira prova disso são as balas teleguiadas em desenvolvimento pela Agência.

O projeto chamado de EXACTO (sigla para Extreme Accuracy Tasked Ordenance que, em tradução livre, poderia ser traduzido para Munições Munidas de Extrema Precisão) é encarregado de desenvolver projéteis que são capazes de perseguir seus alvos. “O sistema EXACTO visa melhorar a eficácia dos atiradores e aumentar a segurança da tropa, permitindo maior alcance de disparo e redução do tempo de reação do alvo”.

O seu funcionamento é bastante simples de entender: sensores ópticos que estão na ponta do projétil são responsáveis por captar informações do “voo” da bala. Já um sistema interno é faz com que o objeto em movimento corrija sua trajetória durante o caminho até o alvo. Detalhes específicos de como isso acontece obviamente não foram revelados.

O vídeo abaixo mostra um teste realizado pela DARPA há alguns meses e comprova a eficácia do sistema. Foi utilizado um rifle de calibre .50 para a realização dessa façanha e, de acordo com informações do site oficial da Agência, o EXACTO ainda está em suas fases iniciais de desenvolvimento, mas mostrando grandes avanços na pesquisa.

Cupons de desconto TecMundo: