ARM Cortex-A12, o novo processador para smartphones intermediários

1 min de leitura
Imagem de: ARM Cortex-A12, o novo processador para smartphones intermediários

Novo Cortex-A12 terá desempenho 40% superior ao seu antecessor (Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

A ARM anunciou hoje (3) o sucessor de sua aclamada família de processadores Cortex A9 (que serve de base para os componentes internos do Galaxy S3 e do iPhone 4S, entre diversos outros aparelhos). Batizado de Cortex-A12, o novo dispositivo é voltado para smartphones e tablets de nível intermediário (que custam entre US$ 200 e US$ 350 no mercado norte-americano), possui um desempenho 40% maior do que seu antecessor e é 30% menor do que outros chips semelhantes.

Junto com os recém-anunciados Cortex-A57 e Cortex-A53, a nova geração de processadores deve harmonizar maior desempenho e máxima economia de energia, permitindo que as baterias dos aparelhos tenham uma vida útil maior.

Mali-V500 poderá trabalhar com vídeos 4K em 120 frames por segundo (Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Novos chips gráficos

O Cortex-A12 será ofertado para as manufaturadoras junto com o novo processador gráfico Mali-T622 e a engine de vídeo Mali-V500, capaz de trabalhar com clipes 4K em 120 frames por segundo (caso o processador tenha núcleos o suficiente para isso).

Por fim, o novo chip poderá ser usado para a arquitetura big.LITTLE, que consiste em combinar o processador principal com outro de baixo desempenho (como o Cortex-A7), que será utilizado nos momentos em que o celular não demanda muita performance.

O Cortex-A12 (e as novas soluções gráficas da família Mali) devem estar disponíveis até o fim de 2014.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.