Área 42: como fazer um volante caseiro para jogos de corrida no smartphone

2 min de leitura
Imagem de: Área 42: como fazer um volante caseiro para jogos de corrida no smartphone

Desde a chegada de smartphones com sensores que captam o movimento dos usuários, jogos que aproveitam essa característica se proliferaram aos montes. A máxima dessa afirmativa são os games de corrida, que oferecem uma experiência muita bacana para os jogadores amantes da velocidade.

Real Racing 3, Need for Speed Most Wanted e Asphalt 8: Airborne são apenas alguns exemplos de jogos que simulam a experiência de uma corrida. Poder sentir que os seus movimentos são transmitidos em tempo real par ao jogo passa a sensação de que estamos realmente controlando aquele carro.

Mas você sabia que é possível aprimorar ainda mais essa experiência? Neste Área 42, ensinaremos a como criar um volante caseiro para ser utilizado em jogos de corrida que rodam em seu smartphone. O projeto é muito simples e exige materiais que encontramos com bastante facilidade. Quer aprender como? Então, tome nota dos materiais e ferramentas que você vai precisar.

Materiais para a montagem do nosso volante caseiro.

Materiais e ferramentas

  • Uma mangueira de máquina de lavar roupa;
  • Estilete;
  • Tesoura;
  • Fita isolante;
  • Cola quente.

Montagem

O primeiro passo é cortar a mangueira no formato de uma circunferência usando um estilete. Para facilitar as coisas, use o smartphone como guia, criando um espaço um pouco maior do que as medidas do aparelho. Isso é importante para que o seus dedos se encaixem ao redor do conjunto sem atrapalhar a jogatina. Depois, com a fita isolante, junte as duas pontas para fechar um círculo.

Versão final do nosso volante caseiro.

Com o restante da mangueira, vamos criar um pequeno suporte para o smartphone que será acoplado à circunferência criada. Para isso, corte um pequeno pedaço que será posicionado em duas extremidades opostas do círculo. Antes de colar, use a tesoura para fazer um corte que será usado para acomodar o aparelho.

A dica aqui é criar um espaço bem justo para que o conjunto fique bem firme durante a jogatina. Outra sugestão é deixar pequenas sobras na mangueira para que o aparelho não caia. Cole um pouco de fita isolante na outra extremidade e, usando cola quente, cole esse pequeno pedaço de mangueira na circunferência que criamos antes.

"Esse volante caseiro é demais!".

Se precisar, use fita isolante para reforçar o conjunto e manter o aparelho mais seguro em seu suporte. Para tudo ficar ainda mais bonito, dá para pintar o volante para que ele fique com uma cara mais profissional. Tudo pronto! Agora, é só montar o seu smartphone no suporte e pisar fundo em suas corridas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.