Área 42: como fazer uma lanterna de luz negra com o seu celular [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Área 42: como fazer uma lanterna de luz negra com o seu celular [vídeo]

Luz negra: é bastante provável que você já tenha visto ela em algumas festas ou até mesmo em seriados de investigação policial sendo usado para desvendar vários crimes. Porém, apesar de parecer extremamente caro ou coisa de ficção científica, com um pouco de investimento é possível comprar lâmpadas de luz negra.

Essas lâmpadas geralmente podem ser encontradas em lojas especializadas e não custam muito caro. Em uma pesquisa rápido, encontramos alguns modelos competentes e razoavelmente baratos a partir de R$ 30. Mas este Área 42 vai trazer uma solução simples para aqueles que não querem meter a mão no bolso. Usando apenas um celular com flash, fita adesiva transparente e um marcador permanente é perfeitamente possível criar uma luz negra caseira. Vamos aos experimento do dia?

Materiais

  • Um celular com flash;
  • Fita adesiva transparente;
  • Tesoura;
  • Marcador permanente na cor azul.

Montagem

A partir desses materiais, é muito fácil montar a sua lâmpada de luz negra caseira. O primeiro passo é cortar vários quadros pequenos de fita adesiva usando a tesoura – crianças, recomendamos a ajuda de um adulto para a realização desta etapa. O tamanho do corte deve ser o suficiente para cobrir todo o flash de seu celular.

Depois de cortados os pedaços, aplica a primeira camada de fita sobre o flash, cobrindo toda a lâmpada. Antes de colocar a próxima camada de fita, pinte com o marcador sobre o flash, cobrindo novamente toda a extensão. Faça isso pelo menos uma quatro vezes, pintando com a caneta toda vez que colocar uma nova camada de fita.

Caso você não saiba, a luz negra é um tipo especial de lâmpada que emite raios ultravioleta que não são visíveis para o olho humano. Porém, essa radiação é perfeita para destacar objetos fluorescentes que obsorvem esses raios e os devolvem no formato de luz visível. É por isso que temos a impressão de que alguns objetos estão brilhando e emitindo uma espécie de luz própria.

O resultado até ficou legal, mas se você dispuser de uma fonte de luz um pouco mais potente, pode criar uma luz negra muito mais forte e bacana.  O processo é o mesmo: cubra com uma camada de fita, depois pinte com o marcador. Depois, cubra novamente com um pedaço de fita e pinte novamente com o marcador. Após algumas camadas, o resultado é muito mais impressionante do que o apresentado pelo flash do celular.

E aí, o que você achou dessa luz negra caseira? Gostou dos resultados? Você tem mais alguma sugestão de projeto ou invenção para criarmos no Área 42? Deixe a sua recomendação no campo dos comentários!

Para mais vídeos como esse, confira a playlist do Área 42 no YouTube.

Você sabia que é possível criar a sua lâmpada de luz negra caseira em casa? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.