No Brasil existem cerca de cinco milhões de pessoas que possuem deficiência visual nos mais diversos níveis. Como você pode imaginar, a locomoção delas em ambientes públicos nem sempre é facilitada pelos organizadores dos espaços — fazendo com que muitos dependam de outras pessoas para saberem como chegar até um banheiro, elevador ou até mesmo alguma sala específica.

Mas um novo aplicativo criado por brasileiros está sendo lançado para facilitar a locomoção dessas pessoas, trazendo muito mais acessibilidade em ambientes públicos — “como shoppings, museus, aeroportos e outros locais onde circule um grande número de pessoas por dia”. Trata-se do ViaVoz, que já está disponível para download em aparelhos Android e iPhones.

O Diretor do Projeto, Rodrigo Caporal, afirma que a utilização é muito simples: “usando um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções, e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração, elevadores, entre outros. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local”.

Por enquanto, somente a biblioteca da UNESC (Criciúma, SC) está habilitada ao ViaVoz. Isso porque antes de os usuários aproveitarem os recursos do ViaVoz, é necessário que haja um mapeamento prévio e os desenvolvedores afirmam que isso também é muito simples. Essa tarefa fica com os responsáveis pelos estabelecimentos. Todo o funcionamento de mapeamento e também de acesso ao aplicativo acontece de maneira gratuita. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui e acesse o site oficial.

Cupons de desconto TecMundo: