Já pensou em ter um aplicativo para controlar a temperatura da geladeira ou mesmo ativar o microondas para fazer uma pipoca? Pois é esta a ideia que está sendo desenvolvida pelos estudantes de engenharia elétrica do Centro Universitário da FEI, na cidade de São Paulo. Com a ajuda de um microcomputador, os jovens criaram uma rede que faz com que os objetos integrem um sistema a partir da “internet das coisas”.

O primeiro eletrodoméstico modificado pela experiência foi uma cafeteira. Instalando um pequeno chip chamado BeagleBone, os estudantes foram capazes de controlar algumas ações do objeto diretamente do smartphone, inclusive com a possibilidade de agendar um cafezinho.

Outros recursos desenvolvidos pelos jovens incluem controlar a máquina de lavar e modificar a potência da geladeira. Por utilizar a internet, eles também podem enviar os comandos de qualquer lugar.

Depois desse experimento, os jovens agora planejam desenvolver um aplicativo para controlar as ações de todos os eletrodomésticos da casa. Já imaginou como seria?

Cupons de desconto TecMundo: