Lentidão em seu gadget pode ser culpa de propaganda que você nem vê [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Lentidão em seu gadget pode ser culpa de propaganda que você nem vê [vídeo]

Uma infinidade de aplicativos é instalada em dispositivos móveis todos os dias, sejam eles celulares, tablets, phablets, smartwatches ou qualquer outra opção disponível. Quem desenvolve esses apps, no entanto, não faz isso apenas para que tenhamos o que ler/jogar/assistir/escutar/etc., mas também para ter lucros com sua ideia.

As formas mais comuns de monetizar a partir de um app podem ser através da compra do programa em questão ou de itens dentro dele, como é comum em jogos free-to-play, ou através de anúncios publicitários dentro do app. Essas propagandas, no entanto, podem estar causando algo bem mais grave do que a simples irritação quando aparecem em momentos inoportunos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma firma que rastreia fraudes em publicidade online chamada Forensiq, fez um estudo ao longo de 10 dias, e descobriu que cerca de 1% de todos os dispositivos nos Estados Unidos possui instalado algum app que roda comerciais invisíveis. Na Europa e Ásia o resultado é um pouco pior, já que entre 2 e 3% dos aparelhos indicaram o mesmo problema, segundo a pesquisa.

O que os olhos não veem, o processador ainda sente

A fraude funciona da seguinte maneira: cada vez que um aplicativo executa alguma forma de anúncio publicitário – seja na forma de banner, vídeo, etc –, o anunciante paga uma determinada quantia para o desenvolvedor. Logo, para ganhar mais dinheiro, alguns desenvolvedores programam seus apps de forma que, enquanto o usuário vê uma propaganda, outras cinco podem estar rodando em segundo plano, sem que a pessoa se dê conta de que isso está acontecendo.

De acordo com a análise feita pela Forensiq, empresas ao redor do mundo pagam por ano cerca de US$ 850 milhões (quase R$ 3 bilhões) em publicidade que literalmente ninguém vê. Enquanto isso, do lado do usuário, o consumo de dados causado por esses comerciais invisíveis pode chegar até a exorbitantes 2 GB por dia nos casos mais graves, o que é mais do que uma pessoa em geral gasta ao longo de um mês de uso moderado.

Obviamente, isso também consome parte da memória e afeta o desempenho do aparelho, causando lentidão, travamentos, engasgos e outros problemas similares. Alguns apps continuam rodando propagandas em segundo plano mesmo depois de serem fechados. E o problema afeta de forma igual dispositivos com diferentes sistemas operacionais, o que mostra que ninguém está a salvo. Por isso é bom ter muito cuidado com o que você instala em seu gadget.

Com quais apps você já teve problemas de travamento ou lentidão em seu gadget? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.