Sem gaguejar: conheça 9 serviços gratuitos para aprender outros idiomas

6 min de leitura
Imagem de: Sem gaguejar: conheça 9 serviços gratuitos para aprender outros idiomas
Imagem: Peace Child International

Antigamente, a única maneira para aprendermos outros idiomas era recorrer a escolas especializadas. Com o aumento da popularidade de meios multimidiáticos, diversos cursos de línguas surgiram no mercado, utilizando CD-ROMs, DVDs e assim por diante, que descartavam a necessidade de uma aula presencial. Mas convenhamos: não é a mesma coisa que falar com um nativo ou ser avaliado por um profissional.

Com o advento da tecnologia e a propagação da internet, muitos serviços (grande parte deles gratuitos) surgiram para auxiliar e ensinar os amantes por outras culturas. Neste especial, vamos elencar diversos aplicativos e sites que ajudam os usuários a desenvolver a escrita, fala e leitura em outros idiomas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Muitos dos utilitários abaixo possuem tanto uma versão para web quanto um aplicativo para smartphones. Vamos deixar o link de cada app quando isso acontecer, assim como avisar se o serviço é pago ou não.

1 – Duolingo

Talvez um dos serviços mais famosos desta lista, o Duolingo começou como um site que oferecia o aprendizado de outras línguas, posteriormente ganhando versões para os smartphones. O diferencial dele é a gameficação do processo, ou seja, utilizar elementos lúdicos para tornar a experiência mais tranquila e menos maçante.

Você ganha pontos por lições feitas, faz corridas contra o relógio em algumas atividades, passa de níveis e muito mais. Duolingo oferece desafios de conversação, tradução e questões de múltipla escolha.

A ferramenta ainda coloca elementos de jogos, como vidas e medalhas de conquistas. O aplicativo é totalmente gratuito e tem suporte para inglês, espanhol e francês – se você souber inglês, é possível aprender ainda mais línguas. Atualmente, existem versões para Windows Phone, iOS e Android.

2 – Livemocha

Livemocha é outro importante serviço, que ganhou muito destaque há alguns anos por sua forma diferenciada em contribuir na aprendizagem de novos idiomas. O site se destaca pela maior comunidade de usuários do ramo, que contribuem para o ensino de qualquer um que queira aprender.

Outro ponto forte do utilitário é a variedade de línguas oferecidas. Como tudo depende dos membros, basta encontrar alguém que queira ajudá-lo a aprender. Quer estudar coreano? É só procurar na comunidade. É possível que até mesmo um coreano queira aprender português, e ambos troquem conhecimento.

O serviço é totalmente gratuito e possui diversas atividades, como conversação por áudio e vídeo, lições e muito mais. Infelizmente, Livemocha não possui aplicativos para nenhuma das três plataformas.

3 – Busuu

Este site mistura alguns dos conceitos do Livemocha com o Duolingo, utilizando atividades lúdicas e comunidade online com usuários que podem ajudá-lo. Contudo, Busuu adiciona materiais didáticos na equação de aprendizagem, se aproximando um pouco mais da fórmula das escolas de idiomas.

O serviço é gratuito e oferece diversas línguas para serem estudadas, tudo com explicações em português – diferente do Duolingo. Contudo, para ter uma experiência com ainda mais materiais, sem propagandas e até mesmo cursos mais específicos, existe uma versão premium.

Busuu conta com aplicativos para iOS e Android, além de uma versão Kids que se adapta melhor ao público infantil.

4 – HiNative

Este site não é bem um serviço especializado em aprendizagem de línguas e funciona mais como um tira dúvidas ou um apoio para outras formas de estudo. Em HiNative, é possível fazer perguntas de uma maneira bem simples para tirar dúvidas sobre gramática, contexto e até mesmo a cultura do país.

HiNative possui uma versão web e um aplicativo exclusivo de iOS. O único pesar deste app prático é a falta de suporte ao nosso idioma, sendo necessário utilizá-lo em inglês ou em espanhol.

5 – Lang-8

Lang-8 é um serviço que busca inspirações no modelo do Livemocha, no qual usuários do mundo todo ajudam um ao outro na aprendizagem de novos idiomas. Contudo, esta ferramenta utiliza uma mecânica diferente para que outras pessoas corrijam os seus exercícios o ajudem nos seus estudos.

O site usa um conceito de “L-points”, que funcionam como uma espécie de pontuação de um jogo. Quanto mais você tem, mais notáveis os seus exercícios e treinos ficam para o resto da comunidade, garantindo que sejam corrigidos mais rapidamente. Para ganhar esses pontos, você deve corrigir atividades e ajudar outras pessoas, criando um sistema em que todos saem ganhando.

Assim como Livemocha, Lang-8 é gratuito – mas existe a opção de pagar por uma conta premium, que aumenta o número de línguas que podem ser estudas simultaneamente e retira propagandas – e oferece suporte para muitos idiomas, pois há usuários dos mais diversos cantos do mundo. Infelizmente, não existem aplicativos para nenhuma das três plataformas móveis.

6 – Memrise

Memrise é um site que mescla os conceitos de comunidade dos exemplos anteriores com a gamificação e o conteúdo adaptável. Em outras palavras, o portal ensina através de usuários que queiram ajudar uns aos outros, mas com exercícios lúdicos baseado em uma metodologia que se adequa ao seu estilo, utilizando diversos meios multimidiáticos para estimular o seu cérebro.

É possível aprender diversos idiomas através do serviço, mas, infelizmente, a língua base para utilizá-lo (ou seja, a língua do site) é o inglês ou o espanhol. Se você não tem um conhecimento básico de um desses dois, pode ter dificuldades para navegar no site e, consequentemente, aprender novos dialetos.

Em contrapartida, Memrise é completamente gratuito e possui diversos cursos distintos, pois todo usuário pode montar um guia e colocá-lo à disposição da comunidade. Além disso, existem até mesmo aplicativos para Android e iOS.

7 – Fluent U

Como já vimos nesta lista, muitos dos aplicativos tendem a utilizar meios alternativos para se destacar e ajudar os estudantes a fixar melhor o conhecimento. Apesar de livros e exercícios à moda antiga serem essenciais para o aprendizado, outros meios multimidiáticos são igualmente importantes para ensinar de uma maneira mais intuitiva e fixar mais facilmente o conteúdo.

É o caso dos vídeos legendados e dinâmicos do Fluent U, que auxiliam qualquer um disposta a aprender um novo idioma. O serviço é gratuito e oferece cursos em vídeos de inglês, francês, alemão, japonês, espanhol e, em breve, italiano. O maior diferencial da ferramenta são os players da empresa, que oferecem tradução em tempo real de diversas lições e gramática.

O utilitário é excelente para qualquer nível de aprendizado, desde o básico até o avançado. O maior ponto negativo para o público brasileiro é que o idioma-base do serviço é o inglês, podendo criar alguns obstáculos, já que não existe o suporte oficial para o português. Atualmente, Fluent U possui um aplicativo para iOS.

8 – Lingualeo

Lingualeo é um dos mais famosos serviços brasileiros para aprender inglês. Este site utiliza a gamificação para ensinar gramática, interpretação de texto, pronúncia e muitos outros aspectos da língua inglesa com atividades lúdicas mescladas com conteúdo teórico.

O portal possui sessões para os mais variados níveis de idioma, todas explicadas em português. Por não depender de uma comunidade, Lingualeo utiliza diversos exercícios multimidiáticos que são corrigidos na hora. Apesar de ser gratuito, o site oferece uma conta premium para expandir o aprendizado diário.

Atualmente, o serviço não dá suporte para nenhum outro idioma, mas pretende expandir em breve. Além do site, existem aplicativos para Android e iOS, também gratuitos, para serem utilizados.

9 – Aulas de japonês da NHK

A NHK é uma emissora de televisão japonesa famosa, responsável pela transmissão de noticiários, programas de esporte e entretimento no Japão. Além dos serviços de TV e rádio, a empresa possui uma vertente chamada de NHK World, que cria conteúdo para outras partes do mundo, como o Brasil.

Um desses conteúdos são as aulas de japonês gratuitas, que utilizam áudio, vídeo e até mesmo alguns mangás para exemplificar e ensinar. Ao todo serão 48 lições, disponibilizadas semanalmente com tópicos diferentes.

O aprendizado é totalmente em português, com dicas sobre escrita, pronúncia e até mesmo informações sobre a cultura japonesa. Além das lições – que podem ser baixadas para serem feitas em qualquer momento –, existem dicas diárias sobre a gramática do idioma.

Todos os dez serviços da lista podem ajudá-lo de alguma maneira, mesmo que seja para dúvidas rápidas ou para não deixar seu conhecimento sobre idiomas enferrujar. Apesar de existirem muitos outros sites de ensino que não listamos neste especial, deixamos a sessão de comentários para sugestões e opiniões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.