Com idades que variam entre 13 a 16 anos, alunos do Instituto Alpha Lumen (IAL) desenvolveram um aplicativo capaz de transformar smartphones em mouses de computador. Conhecido como Appointer, o software foi concebido durante as horas vagas por alunos que empregam esse tempo na criação de inovações tecnológicas.
Usando a tecnologia WiFi, o app conta com funções como o “modo apresentação”, que possibilita avançar automaticamente por slides exibidos em uma tela — além de permitir a reprodução e a pausa de vídeos e músicas. “Para estes meninos, a criação de algo concreto é o resultado do seu envolvimento e facilidade com a temática da tecnologia. Este desenvolvimento é mais uma comprovação de que nosso método de aprendizado na prática traz benefícios pessoais e coletivos”, afirmou Nuricel Aguilera, fundadora do IAL.
Nossos vídeos em destaque
“Nossa motivação foi criar algo que pudesse ser útil às pessoas. Ficamos felizes em ver que nossa ideia está sendo difundida e bem aproveitada”, declarou Igor Cobra (15), que desenvolveu o app junto a Victort Hugo Pedrota (13) e Jonathan Lima (16). Segundo os criadores, o software pode ajudar pessoas com necessidades especiais que não alcançam ou não conseguem mexer no teclado e no mouse tradicional.
O Appointer recebeu o Prêmio ABRIC de destaque em Iniciação Científica e está classificado para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE. “Esse é apenas um dos exemplos do que os alunos são capazes quando incentivados naquilo que ao mesmo tempo gera prazer e conhecimento”, finaliza Nuricel.
)
)
)
)
)
)
)