Adobe anuncia Document Cloud, Acrobat DC e apps mobile para edição de PDFs

2 min de leitura
Imagem de: Adobe anuncia Document Cloud, Acrobat DC e apps mobile para edição de PDFs

A Adobe revelou ontem que lançará nos próximos 30 dias um novo serviço de compartilhamento de documentos na nuvem, chamado Document Cloud (DC). Integrada a ele está a próxima versão do seu programa de edição de PDFs, que passa a se chamar Acrobat DC, e que trará uma interface repaginada para ser mais intuitiva e fácil de usar.

O foco principal do serviço será o ambiente corporativo, e as novas funcionalidades permitirão acessibilidade universal a ferramentas e serviços, tanto do desktop quanto de dispositivos mobile, o que pode acelerar o processo de manejo de um documento por diferentes setores de um escritório, por exemplo.

O Document Cloud é um programa de assinatura, similar ao Creative Cloud (CC), da própria Adobe. Há uma taxa mensal para acessar serviços e bibliotecas de arquivos compartilhados, e as atualizações são instaladas automaticamente. Todos os que já possuírem assinatura do CC passam automaticamente a ter uma também do DC.

Novidades para mobile

Da mesma forma que os programas Adobe Photoshop CC e Illustrator CC, o Acrobat DC passa agora a contar com funções touchscreen, que podem ser acessadas a partir de qualquer tablet ou smartphone compatível. O novo Tool Center (Central de Ferramentas, em inglês) pretende tornar o acesso às principais funções do aplicativo o mais simples e intuitivo possível.

O editor de PDF também contará com a tecnologia de imagem do Photoshop, que permitirá que você converta fotos de documentos físicos em arquivos digitais editáveis, que podem ser compartilhados, sincronizados em diversos aparelhos e até mesmo ser assinados eletronicamente através dos dois novos aplicativos que serão lançados juntamente com o Document Cloud.

O app Acrobat Mobile torna possível a criação, edição e inserção de comentários em documentos, assim como o gerenciamento e controle de arquivos (como a proteção de informações importantes) através de uma função de rastreio inteligente que indica quem visualizou o PDF e quando o fez. O outro aplicativo é o Fill and Sign, que permite ao usuário assinar um documento ou formulário a partir de qualquer tela sensível ao toque.

Mais funções futuramente

Além de tudo o que já vai sair agora com o lançamento do serviço Document Cloud, no futuro a Adobe ainda promete lançar serviços adicionais – como análise de documentos, certificação digital de assinaturas e a integração com a plataforma Marketing Cloud – para ajudar empresas a rastrear, testar, mensurar e gerenciar documentos voltados para a área comercial.

Se você está interessado em adquirir uma licença individual do Document Cloud, ela estará disponível por uma taxa de US$ 14,99 (aproximadamente R$ 49) mensais, sendo que assinantes de outros serviços Adobe terão acesso antecipado. Quando forem lançados, os aplicativos que formam a plataforma de compartilhamento na nuvem estarão disponíveis para iOS, Android, Windows e Mac.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.