As calculadoras são úteis, porém são objetos “esquecíveis” justamente por terem uma utilidade tão pontual (até mesmo as científicas). Basicamente, elas sempre fazem a mesma coisa: exibem números e fazem contas para nós. Portanto, ninguém jamais vai se preocupar em estudar a “anatomia” delas ou buscar mensagens adicionais que elas possam transmitir.

Mas não para a desenvolvedora Fahrbot, que parece implorar por uma mudança de ares justamente em algo tão esquecível quanto uma... Calculadora. O que a dev fez foi criar uma bem diferente: o app Private Place. De cara, a aparência rústica do aplicativo dá a impressão de ser apenas uma máquina digital de calcular. Mas não se engane: por trás desse visual comum e trivial há um sistema de SMS, MMS e até mesmo chamadas!

E como funciona isso aí?

A premissa é simples: o usuário deve adicionar contatos privados e entrar em contato com eles através de um discador seguro embutido no sistema e um mensageiro que ofusca chamadas e mensagens. O sistema, então, assegura, bloqueia e faz uma varredura de chamadas, limpa listas das mais frequentes e recentes e automaticamente faz backup do histórico de mensagens e chamadas ao Dropbox e Google Drive. O Private Place criptografa todos os seus dados e também é compatível com 64 bits.

O aplicativo requer acesso ao root do sistema, medida que serve para evitar que o Android encerre tudo por engano. O Private Place tem publicidade – mas você consegue um passe livre dela durante dois dias. Se você gostar do app, é possível pagar para remover a publicidade e ajudar o desenvolvedor.

Cupons de desconto TecMundo: