Conhecido por ser um dos cofundadores do Skype, Janus Friis lançou nesta terça-feira (3) o Wire, aplicativo que promete ser mais do que um simplesmente comunicador. Tomando como inspiração as características de seus principais competidos, o software permite realizar ligações, participar em conversas individuais ou em grupo e compartilhar músicas do SoundCloud, entre outras funções.

“O que me atraiu ao Wire é que se trata de algo totalmente novo. Essa não é uma melhoria marginal, não é somente um aplicativo”, afirmou Friis em uma entrevista concedida ao The Guardian. “O Skype foi lançado há mais de uma década e muito mudou desde então — todos nos acostumamos com ligações e textos gratuitos e costumamos carregar nossos computadores em nossos bolsos”, explicou.

Entre as características que prometem chamar atenção no Wire — disponível para Android, iOS e OSX — está a qualidade de suas ligações por voz, que usam o codec Opus como base. Embora ainda não possua recursos de vídeo, o CEO da companhia, Jonathan Christensen, afirmou que seus funcionários têm o talento necessário para desenvolver tal recurso no futuro.

O Wire usa soluções de criptografia que garantem a segurança das ligações realizadas e que impedem que as mensagens enviadas ao centro de dados do app sejam violadas. Atualmente, a companhia responsável trabalha em uma versão HTML 5 do aplicativo e planeja entregar uma versão compatível com computador Windows em “menos de um trimestre”. Embora seja gratuito, o app exige o recebimento de um convite para poder ser utilizado no momento.

Cupons de desconto TecMundo: